Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

EXPOSIÇÕES PARATY ECO FESTIVAL
(30/09/2014)

EXPOSIÇÕES PARATY ECO FESTIVAL

Na Casa da Cultura

Exposição Raízes - Diretor artístico e curador: Renato Imbroisi
Com curadoria do designer e tecelão Renato Imbroisi, diretor artístico do Paraty Eco Festival 2014, a exposição Raízes acontece na Casa de Cultura e apresenta o resultado de ações junto a artesãos da cidade de Paraty e de comunidades tradicionais da região, dirigidas pelo designer e realizadas em parceria com sua equipe de colaboradores.
Este ano, o tema é o mar de Paraty e presta-se homenagem aos mestres do mar:pescadores que dominam as águas e seus habitantes, e também técnicas de carpintaria, seja para construção de canoas ou pequenas réplicas de barquinhos, peixes de madeira e outros itens. Alguns são mestres também na arte da música e da ciranda. Todos são representações vivas da tradicional cultura caiçara, perfil e encanto de Paraty.
A exposição traz ainda conjuntos de peças desenvolvidas pelos indígenas da etnia guarani da aldeia Itati, de Paraty Mirim, desenvolvidas em parceria com os designers, barquinhos esculpidos pelos mestres em madeira, peças de cestaria feitas com reaproveitamento de cachos de palmeiras e galhos de guapuruvu, conjuntos de bordados, crochê e patchwork com temas ligados ao mar, aos barquinhos e aos peixes de Paraty.

Exposição Mar, resultante dos trabalhos realizados no Centro de Capacitação Colibri e de grupos de artesãos convidados.
Salão Nobre


Exposição Arte Caiçara, barquinhos de madeira feitos por comunidades de pescadores do Saco de Mamanguá, Paraty, e peças da artesã Laise Nascimento, produzidas com as fibras dos cachos das palmeiras pupunha, açaí e jussara e galhos de guapuruvu, árvore típica da região. São peixes, tartarugas marinhas, embarcações, paisagens e outros ícones do mar.
Sala Dona Geralda


Exposição Artesanato Guarani, feito por artesãos da aldeia Itaxi, de Paraty Mirim. Esta exposição é resultante de um trabalho feito por Renato Imbroisi e sua equipe, em parceria com os artesãos da aldeia, em um mergulho nas tradições dos trançados e esculturas guaranis.
Sala Samuel Costa

Exposição Mestres do Mar, dez mestres do mar de Paraty serão homenageados com fotos expostas no pátio da Casa da Cultura. São homens pescadores, escultores, poetas e cirandeiros com histórias de vida e de riqueza cultural.
Pátio da Casa da Cultura


FONTE:http://www.paratyecofashion.com.br


<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio