Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

Tadashi Endo, referência mundial da dança contemporânea em Paraty
(03/05/2017)

Tadashi Endo, referência mundial da dança contemporânea em Paraty

SESC Paraty comemora os 70 anos do artista

O Centro Cultural Sesc Paraty receberá, de 1º a 14 de maio, uma programação especial em homenagem a Tadashi Endo, bailarino japonês, referência mundial da dança contemporânea. A iniciativa faz parte das comemorações pelos 70 anos de vida do artista, bem como seus 15 anos de relação com o Brasil. Ao longo de duas semanas, o bailarino apresentará em Paraty dois de seus principais espetáculos - ‘MA’ e ‘Fukushima Mon Amour’ - além de ministrar oficinas para 30 alunos vindos de diferentes partes do país.
 
A montagem ’MA’, de 1991, foi seu primeiro solo de Butoh, dança que surgiu no Japão pós-guerra e ganhou o mundo na década de 1970. Já o espetáculo ’Fukushima Mon Amour’, de 2012, composto em parceria com o músico brasileiro Daniel Maia, foi criado a partir do choque do dançarino com o tsunami ocorrido no Japão, em 2011.
 
Para o período, também estão previstas oficinas de dança, de introdução ao Butoh, que serão ministradas em duas etapas. As aulas abordarão as técnicas da dança. Ao final, os alunos apresentarão o resultado em uma montagem, que será apresentada ao ar livre, no Largo de Santa Rita, no dia 14.
 
Sobre Tadashi Endo
Bailarino de Butoh, coreógrafo e diretor do ’MAMU - Butoh Center‘ em Göttingen, Alemanha, Tadashi Endo reúne a sabedoria das tradições da dança e do teatro ocidental e oriental, construindo um trabalho único e extremamente pessoal.
 
Iniciou seus estudos teatrais pelas formas tradicionais do teatro japonês - o Noh e o Kabuki - e, posteriormente, aprofundou-se no teatro ocidental, realizando estudos como diretor no Seminário Max Reinhardt, em Viena.
 
Após apresentações por toda a Europa, atuando junto a famosos músicos de jazz, Tadashi conheceu, em 1989, Kazuo Ohno, um dos criadores do Butoh no Japão juntamente com Tatsumi Hijikata. A partir de então, os dois desenvolveram uma relação de estreita colaboração que se tornou a base para seu trabalho criativo atual.
 
A dança de Tadashi Endo expressa a tensão entre ying e yang, masculino e feminino, e o movimento eterno entre ambos. A base de sua dança é o Butoh-Ma - o estar entre. Por meio de um mínimo de movimento ele alcança o máximo de tensões, sensações e emoções, e, dessa forma, seu trabalho consegue ser uma síntese entre teatro, performance, improvisação e dança.
 
Programação:
Apresentação espetáculo ’MA’
Data: 6/05 e 9/05
Horário: 20h
Local: Sesc Silo
Classificação etária: 12 anos
Senhas serão distribuídas 1h antes no local de apresentação
 
FICHA TÉCNICA
Criação, Atuação e Direção: Tadashi Endo // Música: Ryuichi Sakamoto 
 
Apresentação espetáculo “Fukushima Mon Amour”
Data: 11/05 e 13/05
Horário: 20h
Local: Sesc Silo
Classificação etária: 12 anos
Senhas serão distribuídas 1h antes no local de apresentação
 
FICHA TÉCNICA
Concepção, coreografia e dança: Tadashi Endo // Diretor Musical e compositor: Daniel Maia // Iluminação: Matthias Alber e Tadashi Endo // Vídeo arte e efeitos visuais: Jürgen Salzmann // Dramaturgia: Sabine Trötschel
 
Apresentação Tadashi Endo 70 anos - A Culminância
Espetáculo montado com os participantes da oficina de Butoh
Data: 14/05
Horário: 17h
Local: Largo de Santa Rita
Classificação: Livre
<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio