Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

(06/07/2004)

Caminho do Ouro em Paraty

Exposição e Lançamento de livro
Exposição e Lançamento de livro
A pesquisa sobre o Caminho do Ouro em Paraty, iniciada por Marcos Caetano Ribas em 1998, rendeu até agora diversos importantes projetos desenvolvidos pela equipe do Teatro Espaço de Paraty.

Estes projetos, que vão da publicação de dois livros até a recuperação de um trecho do Caminho e a prospecção das ruínas da antiga Casa do Registro, praticamente redescobriram o antigo Caminho para a cidade. Criaram uma nova possibilidade cultural e informativa para o turismo e recuperaram, com as pesquisas que realizaram, a memória deste que foi um dos principais portões de entrada do Brasil no Século XVIII.

Realizado ao longo dos últimos seis anos, o trabalho do Espaço Cultural Paraty – Teatro Espaço no Caminho do Ouro tem recebido o reconhecimento das mais variadas entidades como a Prefeitura de Paraty, o Arquivo Histórico do Exército, o Ministério da Cultura e mais recentemente a equipe que prepara o dossiê de Paraty para o reconhecimento pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

A Exposição “A História do Caminho do Ouro em Paraty” que será inaugurada no dia 30 de dezembro e o lançamento do livro do mesmo nome, já em sua segunda edição (a primeira, lançada em primeiro de maio deste ano, esgotou-se em apenas quatro meses) são pontos culminantes desta importante trajetória.

A mostra apresenta em ordem cronológica os vários períodos do trecho de mais de 20 quilômetros do Caminho do Ouro localizado no município de Paraty indo deste o período pré-cabralino, quando era apenas uma pequena picada no mato aberta pelos índios goianás, passando pela época em que servia de via de transporte para o ouro retirado das Minas Gerais e chegando até os tempos atuais.

É composta por mapas de diferentes épocas, painéis de Rugendas e Thomas Ender, miniaturas estáticas e articuladas e muitos outros detalhes cuidadosamente recriados pela nossa equipe visando traduzir, com fidelidade, toda a riqueza dos diversos momentos desta estrada tão intimamente ligada à história de Paraty e do Brasil colonial e imperial.

Reconstitui os diferentes ciclos pelos quais o país viveu, pontuando os acontecimentos ocorridos na região. Tenta revelar como esta trilha – usada a princípio por índios Goianás - acabou se transformando num dos mais importantes caminhos do Brasil pós-descobrimento, facilitando uma interiorização que pode ser singularizada como um dos principais fatores que atuaram no composto do qual se originou o espírito de nação que passa a existir no país a partir do século XVIII.

Ligado intimamente à história da cidade e efetivamente à história do Brasil, o Caminho do Ouro, passando por Paraty, foi a porta que permitiu esta interiorização nas primeiras décadas deste movimento.

Uma exposição que torna mais acessíveis as informações existentes sobre este portal é de importância indiscutível, fortalecendo o sentimento de cidadania da população de Paraty e dos brasileiros em geral, contando a nossa história e clareando a nossa identidade.

Programação:

Dia 30 de dezembro – Inauguração da Exposição

Dia 01 de janeiro – Lançamento do Livro e Noite de Autógrafos.

Local: Espaço 2, R. Dr. Pereira, 50 (praça do cais), Paraty, RJ.

Informações – TEATRO ESPAÇO - Tels. (24) 3371-1575 / 3371-1161

<< Voltar


Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio