Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

Centro Cultural SESC Paraty
(29/08/2017)

Centro Cultural SESC Paraty

Inscrições abertas para o Grupo de Pesquisa em Audiovisual
 
O projeto Grupo de Pesquisa em Audiovisual abre inscrições para o "Vídeo e Memória", um espaço de pesquisa de linguagem com os reconhecidos profissionais do audiovisual José Maria Pereira Lopes e Silvio Tendler. De 2 a 10 de setembro, realizadores, artistas e cinéfilos poderão debater sobre processos de memória no audiovisual.
 
A unidade Sesc Paraty, em parceria com o Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias de Paraty, convida estudantes, técnicos, profissionais de cinema e cinéfilos para participarem do Grupo de Pesquisa em Audiovisual que acontece de 2 a 10 de setembro, no Sesc Paraty Unidade Santa Rita e no Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias. O Sesc Paratyconvidou José Maria Pereira Lopes, coordenador de Acervo da TV Cultura de SP e Sílvio Tendler, documentarista e professor, para o processo inaugural desse projeto.

Serão duas etapas de trabalhos. A primeira, de 2 a 6 de setembro, supervisionada por José Maria Pereira Lopes focada na conservação e restauração. A segunda etapa será guiada pelo cineasta Sílvio Tendler, de 7 a 10 de setembro, e depois no Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias, por agendamento da ilha de edição para a criação de curtas-metragens autorais. Os vídeos selecionados serão exibidos na programação do CineSescCasarão.

Sobre os debatedores
José Maria Pereira Lopes é especialista em Conservação e Restauração de obras audiovisuais, coordenador do Acervo da TV Cultura (Cedoc) e assessor do Conselho da emissora. Trabalhou no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) e nas emissoras de TV Tupi, Excelsior, SBT e Cultura.

Sílvio Tendler é licenciado em História pela Universidade de Paris VII, Mestre em Cinema e História pela École des Hautes-Études/Sorbonne e especializado em Cinema Documental aplicado às Ciências Sociais no Musée Guimet. Em 48 anos de atuação, Silvio Tendler produziu e dirigiu cerca de 80 obras, entre curtas, médias e longas-metragens em formato documental, séries, vídeos culturais, institucionais e de treinamento, além de desenvolver projetos de marketing político e cultural.

Sobre o Grupo de Pesquisa em Audiovisual

A exemplo de outros projetos do Sesc, o Grupo de Pesquisa em Audiovisual tem como objetivo criar  um espaço de pesquisa e  experimentação de novas possibilidades diante dos recursos de linguagem que permeiam a atividade audiovisual. A partir de parte do acervo da ECO TV, que operou na década de 90, na região da Costa Verde,  o grupo vivenciará experiências teóricas e praticas com o foco na formação audiovisual e pesquisa mais aprofundada na linguagem cinematográfica. O projeto Grupo de Pesquisa em Audiovisual coloca-se como espaço de pesquisa avançada, para além do mero contato inicial, onde serão desenvolvidas práticas criativas e produções audiovisuais experimentais.

Programação Grupo de Pesquisa em Audiovisual.

Oficina de Conservação e Restauro de filmes
2 e 3 de setembro |13h ás 19h
Sesc Paraty Unidade Santa Rita |Rua Dona Geralda, 320 - Largo Santa Rita, Centro Histórico
Exposição teórica de José Maria Pereira Lopes, seguida do trabalho prático, em conservação, restauração e digitalização de acervo magnético, tendo como matéria prima e objeto deste trabalho, parte do acervo da ECO TV.

4, 5, e 6 de setembro | 18h ás 22h
Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias | Rua João Guimarães Rosa, 284 - Portal das Artes
Prática supervisionada do trabalho de restauro e digitalização de fitas do acervo ECO TV.

Oficina Documentário de Arquivo
7 a 10 de setembro |13h ás 19h
Sesc Paraty Unidade Santa Rita |Rua Dona Geralda, 320 - Largo Santa Rita, Centro Histórico
Exposição teórica de Silvio Tendler, seguido da criação de propostas de trabalhos tendo a parte do acervo já digitalizada como ponto de partida. A partir do material digitalizado, os participantes produzirão re-significações autorais.

10 a 30 de setembro | Com Prévio Agendamento  
Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias | Rua João Guimarães Rosa, 284 - Portal das Artes
Os integrantes do Grupo de Pesquisa Audiovisual poderão captar novas imagens e por meio da montagem, criar curtas-metragens autorais. Para o trabalho de edição dos curtas-metragens é necessário agendar, com antecedência, a ilha de edição do Núcleo de Mídias, Artes e Tecnologias, pelo telefone de contato: (21) 3031-6435. Os vídeos selecionados serão exibidos posteriormente, na Programação do CineSescCasarão.
 
Inscrições abertas de: 22/08 a 01/09 pelo e-mail inscricoes.ccsp@sesc.com.br ou presencialmente no endereço: Sesc Santa Rita - Rua D. Geralda, 15 - Largo de Santa Rita.
<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio