Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

ENCONTROS / ENTREVISTAS NO PARATY EM FOCO 2017
(03/09/2017)

ENCONTROS / ENTREVISTAS NO PARATY EM FOCO 2017

A direção do Paraty em Foco 2017 informa:

"Caros amigos do Paraty em Foco, este ano o festival será realizado sem nenhum recurso proveniente de Lei de Incentivo Fiscal. Diante da difícil situação financeira que atravessa a cultura no Brasil, adotamos uma estratégia de autofinanciamento e contamos com a compreensão e a ajuda de todos.
Para poder remunerar os fotógrafos envolvidos bem como os profissionais que organizam o Paraty em Foco, decidimos promover uma ação colaborativa, instituindo um ingresso de R$20 para as palestras da série de Encontros e Entrevistas. Valorize o artista e quem trabalha para levar a cultura ao público. Participe!"

VENDA DE INGRESSOS: https://www.sympla.com.br/paratyemfoco

MOMENTOS DECISIVOS
Abertura com Flávio Damm por Pedro Marques
13 de setembro, quarta, 20h
Com uma impressionante trajetória de 70 anos de fotografia, Flávio Damm acumulou histórias e momentos decisivos marcantes. Em conversa com Pedro Vasquez, vai resgatar passagens importantes para a fotografia brasileira, a experiência na revista O Cruzeiro e sua posterior atividade como fotógrafo independente, “um vagabundo em preto e branco”, como gosta de se definir.


MESA FESTIVAIS DE FOTOGRAFIA: RESISTIR É PRECISO!
com Giancarlo Mecarelli, Érico Elias, Paulo Marcos de M. Lima e Joaquim Paiva
14 de setembro, quinta, 10h
Uma apresentação da história do Paraty em Foco e da proposta curatorial realizada para a edição 2017. Um debate sobre a atual situação da cultura no Brasil, as dificuldades enfrentadas por eventos culturais e as saídas encontradas para o financiamento e a sustentabilidade. O PEF convida todos a refletir sobre os desafios de se fazer cultura em um momento de transe e crise.
A mesa será seguida de Conexão Direta via internet com Roberto Kusterle.
Entrada Gratuita. Ingressos distribuídos no local.



MESA FOTÓGRAFAS BRASILEIRAS

com Wania Corredo, Milla Dantas e Simone Marinho
14 de setembro, quinta, 15h
A mesa reúne três fundadoras do movimento Fotógrafas Brasileiras, que une mais de 1500 mulheres ligadas à fotografia. Elas darão um panorama do movimento através da experiência própria como integrantes ativas. A intenção é levar as vozes e questões das fotógrafas de todo país e abrir caminho para elas no cenário da fotografia brasileira. O movimento Fotógrafas Brasileiras também realiza atividade na Praça da Matriz e promove exposição Primeira Pessoa do Singular, com autorretratos de integrantes.


FOTO-DOCUMENTARISMO: RAZÃO E SENSIBILIDADE
André Cypriano por Fernando de Tacca
14 de setembro, quinta, 17h30
Vivendo entre Manhattan e a Ilha Grande, André Cypriano se estabeleceu como fotógrafo documentarista que vive do próprio trabalho e se mantém num circuito de galerias. Após estrear com dois projetos autorais em p&b de forte impacto existencial, Caldeirão do Diabo e Rocinha, Cypriano obteve reconhecimento internacional. Recentemente passou a fazer fotografias de natureza em cor com uma abordagem lúdica.


MOSTRAR, EMOCIONAR, ENVOLVER
Nana Moraes e Kitty Paranaguá por Pedro Karp Vasquez
14 de setembro, quinta, 20h
No palco da série de Encontros e Entrevistas duas fotógrafas fora de série, apresentando trabalhos autorais e debatendo sobre os desafios de se desenvolver esse tipo de produção no Brasil. Nana Morais vai falar sobre o livro Andorinhas, sobre prostitutas da Rodovia Presidente Dutra, e a exposição Ausência, que trata da relação entre mães encarceradas e seus filhos. Kitty vai apresentar as séries Campo de Altitude e Copacabana.


GUERRA CIVIL, DITADURA, MEMÓRIA HISTÓRICA E TRANSIÇÃO POLÍTICA
Antonio Ansón por Fernando de Tacca
15 de setembro, sexta, 10h
Uma revisão da história da fotografia espanhola do século XX e sobre os limites entre o documento e a arte, tomando como referência os posicionamentos dos artistas ante à memória da Guerra Civil e de suas consequências. O pós-guerra, a transição política e a democracia determinam respostas diferentes a um mesmo trauma coletivo que se traduz em três conceitos: Silêncio, Esquecimento e Memória: Francesc Torres, Martí Llorens, Ana Teresa Ortega, Clemente Bernad, Sofía Moro, Adrián Alemán, Ricard Martínez, Gervasio Sánchez, Monserrat Soto, Javier Marquerie, Alexis W e Humberto Rivas.


JOGO DE CENA: DOCUMENTAR A FICÇÃO
Emídio Luisi por Érico Elias
15 de setembro, sexta, 15h
São três décadas de documentação do teatro, da dança e da música no Brasil. Um dos mais importantes fotógrafos de espetáculo na cena nacional, Emidio Luisi vai contar como se deu sua trajetória, as experiências com o Ballet Stagium e com os artistas de butô japonês Kazuo e Yoshito Ohno, as histórias por trás de peças de teatro antológicas. Uma palestra sobre a arte de documentar a ficção encenada nos palcos.


A MECÂNICA DO FANTÁSTICO

Maia Flore por Joaquim Paiva
15 de setembro, sexta, 17h30
Com apenas 28 anos ela vem surpreendendo o mundo da fotografia com composições graciosas e criativas. Maia Flore parte de seu caderno de croquis para construir novas realidades por meio da fotografia. Suas séries exploram concepções fantásticas, nas quais o corpo é submetido a situações estranhamente inusitadas sem perder a graciosidade. Maia Flore é integrante da agência VU


APRENDIZ E FEITICEIRO

Walter Firmo, Jacqueline Hoofendy e Nilo Biazzetto por Paulo Marcos de M. Lima
15 de setembro, sexta, 20h
Grande mestre e figura emblemática da fotografia brasileira, Walter Firmo vai apresentar um pouco de sua trajetória de 60 anos de fotografia. Além de sua faceta de fotógrafo, vai contar da experiência como professor, tendo formado centenas de discípulos ao longo dos anos, nos cursos que promove. Dois desses alunos exemplares, Jacqueline Hoofendy e Nilo Biazzetto, estarão no palco do PEF juntamente com Firmo, mostrando ao público suas imagens.


CONFRONTO DE OLHARES

Jorge Luis Santos e Guillermo Franco por Antonio Ansón
16 de setembro, sábado, 10h
A mesa reúne olhares latino-americanos, do venezuelano Jorge Luis Santos e do argentino Guillermo Franco. Jorge Luis pratica o que chama de “fotografia sem etiquetas”, misturando projetos documentais a experimentações com fotomontagem. Ele foi o ganhador da Convocatória Portfólio em Foco 2015, com o ensaio “Las Diosas Encarnadas”, que será abordado em sua fala. Guillermo vive em Córdoba e é praticante inveterado da fotografia de rua.
A mesa será seguida da Cerimônia de Premiação da Convocatória Portfólio em Foco 2017.


NA LINHA DE TIRO
Sebastián Liste por Joaquim Paiva
16 de setembro, sábado, 15h
Jovem integrante de Agência NOOR, Sebastian Liste vive entre a Europa e a América Latina. Vem desenvolvendo projetos de longa duração para a documentação de temas sensíveis. Liste vai compartilhar a experiência de uma fotografia realizada no limite do visceral e da violência, cuja força expressiva emerge de uma relação obsessiva com a marginalidade.


BOLSISTAS ZUM - POSTAIS PARA RICHARD LYNCH

Coletivo Garapa por Érico Elias
16 de setembro, sábado, 17h30
Mesa dedicada a revelar os resultados do trabalho “Postais para Charles Lynch”, ganhador da Bolsa Zum de Fotografia em 2014, promovida pela revista Zum, edição do Instituto Moreira Salles. Paulo Fehlauer e Rodrigo Marcondes, do Coletivo Garapa, vão falar sobre os desafios e as soluções encontradas ao longo do processo criativo. Também falarão sobre a produção em ambiente coletivo e a utilização de suportes e formatos variados para dar corpo e visibilidade aos seus trabalhos.


ISSO CONCERNE A VOCÊ / MESA FOTOGRAFE MELHOR

Jane Evelyn Atwood por Sergio Branco
16 de setembro, sábado, 20h00
Ao longo das últimas quatro décadas Jane Evelyn Atwood vem se dedicando à documentação de experiências de que vivem à margem: prostitutas, presidiárias, crianças cegas, vítimas de minas terrestres, integrantes da Legião Estrangeira e outros. A fotógrafa vem a Paraty revelar o processo de realização de algumas histórias, na mesa Fotografe Melhor, entrevistada por Sérgio Branco.

CENA CONTEMPORÂNEA - MESA GANHADORES CONVOCATÓRIA PORTFÓLIO EM FOCO

Mariana Capeletti, Bruno Morais, Felipe Fittipaldi, Ana Sabiá, Carlos Aliperti e Hesíodo Góes por Érico Elias
17 de setembro, domingo, 10h
A Convocatória Portfólio em Foco é um dos principais eventos do Paraty em Foco e tem como intuito a premiação de trabalhos sintonizados com tendências emergentes. A mesa irá reunir os seis ganhadores da Convocatória para mostrar um pouco dos trabalhos premiados e para compartilhar as experiências acumuladas ao longo dos processos criativos.
Entrada Gratuita. Ingressos distribuídos no local.


VENDA DE INGRESSOS: https://www.sympla.com.br/paratyemfoco



Mais informações: https://www.pefparatyemfoco.com.br/encontros-entrevistas

<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio