Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

SESC Paraty
(12/04/2018)

SESC Paraty

A história de Julia Mann

A convergência literária entre a Alemanha e o Brasil


O Sesc Paraty, em parceria com a Universidade Federal Fluminense - UFF, convida a todos para conhecer uma das histórias de Paraty: Júlia da Silva Bruhns Mann nasceu nessa cidade, no final do século 19, e tornou-se escritora e mãe de dois grandes autores alemães: Thomas e Heinrich Mann.

A filha de Johann Ludwig Herrman Bruhns, fazendeiro que possuía plantações de açúcar entre Santos e o Rio de Janeiro, e de Maria Luísa da Silva, brasileira com sangue português e indígena, foi a inspiração do documentário “Entre as Culturas: Julia Mann”. O documentário é uma produção suíça, lançado e exibido em 2016, na Suíça, e finalmente, a obra chega à terra natal da mãe dos dois grandes escritores alemães.

O Sesc Paraty organiza o lançamento do documentário “Entre as Culturas: Julia Mann”, com as presenças do roteirista, Sr. Peter K. Wehrli, e o produtor do documentário, Sr. Peter Spoerri, num bate papo mediado pelo Sr. Johannes Kretschmer, no dia 21 de abril, às 19h, na Unidade Sesc Santa Rita, localizada à Rua Dona Geralda, 15, no Centro Histórico, Paraty, RJ.

Além do lançamento do documentário para o público brasileiro, o roteirista, Sr. Peter K. Wehrli ministrará a Oficina Literatura e Cinema: foco em documentários sobre escritores, para profissionais do Audiovisual, Roteiro e Literatura, nos dias 20 e 23 de abril, das 19h às 22h, na Unidade SESC Santa Rita. Todas as atividades são gratuitas.


Um pouco da Historia que une a Literatura da Alemanha e o Brasil:

Se Thomas Mann é um dos mais importantes escritores alemães, muitos consideram evidente que seja filho de alemães. Porém a surpresa é descobrir que sua mãe era brasileira. Julia da Silva nasceu “ao Sul do Equador, entre macacos e papagaios”, em 1851. Para protegê-la de uma epidemia de cólera, que na época atingia Paraty, sua cidade natal, seu pai decidiu enviar a menina de sete anos à Alemanha. Em Lübeck, ela se tornou mãe de Heinrich e Thomas Mann.

O filme “Entre as Culturas” pesquisa até que ponto o espírito da mãe, e de sua brasilidade, possam ser reconhecidos nas obras dos filhos. A antítese do alheamento e familiarização, que sua mãe precisou superar, continuam a ecoar em cifras e sinais nos famosos romances de Heinrich e Thomas Mann.


Sobre os convidados:
Peter K. Wehrli nasceu em 1939 em Zurique. Escritor e redator da televisão suíça (até 1999), responsável pelos programas de literatura e inúmeros documentários sobre escritores.

Em 1972 viveu um ano em vários países na América do Sul. Em 1964, viaja de carro com a filha mais nova de Thomas Mann, Elisabeth Mann-Borgese, de Zurique a Madras, Índia, uma experiência decisiva para a escolha de se tornar escritor. A viagem foi documentada na publicação Ankünfte. Outra viagem, de trem, de Zurique a Beirute, Líbano, foi narrada no Katalog der 134 wichtigsten Beobachtungen während einer langen Eisenbahnfahrt (Catálogo das 134 mais importantes observações durante uma longa viagem de trem).

Suas viagens, muitas vezes de longa duração, o levam a países como Moçambique ou Cabo Verde. Peter anota vivências e experiências que depois de registradas e elaboradas são inseridas no Catálogo de tudo, verdadeiro work in progress. Uma seleção dos textos é sucessivamente publicada e traduzida para várias línguas, inclusive para o português.

Em 2016, estreou na televisão suíça o documentário sobre Júlia da Silva Bruhns Mann (mãe de Thomas e Heinrich Mann) e o Brasil. O documentário será lançado, com legendas, para o público brasileiro, no dia 21 de abril, a partir das 19h, no Sesc Paraty, Unidade Santa Rita, Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico, Paraty, RJ.

Peter Spoerri é produtor de Cinema e proprietário da PSFilm. É ganhador de diversos prêmios cinematográficos, e o filme Viagem De Esperança, 1999, foi o vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro.

SERVIÇO:

Entre as Culturas: Julia Mann

20 e 23 de abril, das 19h às 22h, Oficina Literatura e Cinema: foco em docs sobre escritores, na Unidade Sesc Santa Rita, Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico, Paraty, Rio de Janeiro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente na Unidade Sesc Santa Rita, ou através do e-mail: inscricoes.ccsp@sesc.com.br (sem til e sem cedilha). São 20 vagas

21 de abril, às 19h, Lançamento do documentário “Entre as Culturas: Julia Mann”. Após a exibição convidamos a todos para um debate com o roteirista Peter Wehrli e o produtor, Peter Spoerri, com a mediação de Johannes Kretschmer, no Largo de Santa Rita, Centro Histórico, Paraty, Rio de Janeiro. Tenda com capacidade para 100 lugares.


Todas as atividades são gratuitas Mais informações pelos números do telefone: ( 24) 3371-4516 e 3371-8415
<< Voltar


Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio