Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

Música no Museu: Benjamim Taubkin e músicos de Paraty
(30/11/2018)

Música no Museu: Benjamim Taubkin e músicos de Paraty

08/12/2018 às 21h, na Igreja Santa Rita
Benjamim Taubkin volta a Paraty no início de dezembro para mais uma vez desenvolver oficinas de criação musical com músicos da cidade, com o resultado sendo apresentado em concerto na Igreja de Santa Rita no âmbito do projeto Música no Museu, promovido pela Associação dos Amigos do Museu de Arte Sacra.   

Como convidado do festival Estações Musicais, o pianista, compositor, arranjador e produtor viera em abril deste ano para uma estadia similar: durante quatro dias, Benjamim Taubkin trabalhou com alunos e professores da Casa da Cultura de Paraty e músicos convidados, com todos se apresentando em 28 de abril em concerto de singular beleza e intensidade com duas composições criadas para a ocasião e mais um arranjo de sua África. Foi tão rica a experiência para todos os envolvidos que se achou que bem seria o caso de a reiterar, e ampliar. A Associação dos Amigos do Museu de Arte Sacra abraçou a ideia, em parceria com a Casa da Cultura de Paraty e a Secretaria de Cultura.

E em 8 de dezembro, serão 26 os músicos de Paraty se apresentando junto com Benjamim Taubkin na Igreja de Santa Rita, divididos em três grupos.

Abrindo o concerto, o grupo integrado por dois alunos, dois professores e um convidado da Casa da Cultura de Paraty (respectivamente: Lucas Dutra, violão e guitarra; Ruan Amorim, baixo; Alexandre dos Santos, violoncelo; Matias Capovilla, violino; e Nicolas Galli, gaita e piano) apresentará três músicas próprias e uma de Tom Jobim - e então, já com Benjamim Taubkin, a que desenvolveram com ele.

Em seguida, será a vez do grupo de alunos da Casa da Cultura: treze no total, entre violinos e violoncelos, flauta e saxofone, violão, guitarra, baixo e piano. A finalizar o concerto, será o grupo integrado por sete professores da Casa e seis convidados, em formação instrumental similar à dos alunos (incluindo ainda baixo acústico e percussão), com todos os grupos apresentando as músicas criadas nos quatro dias das oficinas com Benjamim Taubkin.

Em abril, a impressão foi imensa e memorável para todos aqueles que participaram ou assistiram ao concerto na Casa da Cultura. Para dezembro, a expectativa é ainda maior: não só será a segunda vez para vários dos participantes, como também, oito meses depois, considerável foi a evolução dos alunos (possibilitando duplicar o número deles integrando a oficina) - o todo contando ainda com a beleza e acústica da Igreja de Santa Rita.

Haverá ainda uma programação complementar, com dois concertos oferecidos pelos músicos que estarão trabalhando durante a semana com Benjamim Taubkin. No dia 5 de dezembro, os professores Carol D’Ávila, Matias Capovilla e Ricardo Penna reapresentarão o concerto Música e Literatura da Camerata Valhacouto, com a participação de Claudia Ribeiro; e em 6 de dezembro, Abaeté Strino Dalto, aluno da Casa da Cultura fará uma recital de violão, seguido por música de câmara com outros alunos - ambos acontecendo no Cinema da Praça às 20h, para onde está prevista também a exibição do filme O piano que conversa, documentário de Marcelo Machado com Benjamim Taubkin, no dia 7 de dezembro no mesmo horário (a confirmar).

O concerto Música no Museu: Benjamim Taubkin e músicos de Paraty, as oficinas o precedendo e a programação complementar são uma iniciativa e realização em conjunto da Associação dos Amigos do Museu de Arte Sacra, Casa da Cultura de Paraty e Secretaria de Cultura de Paraty.

Assista ao vídeo do concerto com Benjamim Taubkin no Estações Musicais em 28 de abril de 2018:



BENJAMIN TAUBKIN
A música brasileira e seu diálogo com as outras culturas vêm sendo o campo de atividade deste pianista, arranjador, compositor e produtor. Iniciou o estudo do piano aos 18 anos e logo passou a se dedicar integralmente a esta atividade.

Participa como músico e/ou produtor em mais de 150 discos e CDS.  É responsável pelo projeto Núcleo Contemporâneo- gravadora, produtora e um centro cultural na cidade de São Paulo. Desde 1997 iniciou diferentes projetos musicais como a Orquestra Popular de Câmara; o conjunto de choro, Moderna Tradição; o trabalho com o grupo de música tradicional Clareira, o quarteto de jazz Trio + 1; e o coletivo América Contemporânea, que reúne músicos e repertório de países da América do Sul.

Vem colaborando com músicos de diversos países como Marrocos, Coréia do Sul, África do Sul, Índia, Israel, Espanha, Argentina e Colômbia. Entre os projetos recentes estão Fronteiras Imaginarias com o saxofonista colombiano Antonio Arnedo, Sons de Sobrevivência com o duo Soukast, O Pequeno Milagre de Cada Dia, com João Taubkin e o musico Israelense Itamar Doari.  

Tem se apresentado regularmente do piano solo å orquestra sinfônica em festivais em centros culturais no Brasil, América Latina, Canadá, Estados Unidos, e Europa, e Oriente Médio. Realizou também, concertos e residências artísticas no Marrocos, Áustria, Coréia, Venezuela e Argentina .

Coordenou e programou diversas inciativas em instituições públicas e privadas como Secretaria de Cultura do Estado, Itaú Cultural, Mercado Cultural da Bahia, e SESC entre outras. É membro do Fórum Europeu de Festivais de Música do Mundo e da Associação Ibero-Americana para o Desenvolvimento da Música.  

O Piano que conversa - acesse o trailer do filme: 




Saiba mais sobre Benjamim Taubkin: 
https://www.facebook.com/benjamimtaubkin/

Alunos e professores da Casa da Cultura de Paraty e convidados que participarão das oficinas e concertos: Abaeté Strino Dalto | Alexandre dos Santos | Anna Luiza Dantas | Betina Kafer  | Carol D’Àvila | Claudio Raed | David Silva | Henrique Rossetto | Iraci Gassner | Isabelle Freire |Java Carneiro | Jerome Charlemagne | Jonathan Andreoli | Lucas Dutra | Lucas Pereira de Castro | Marcelo Arty | Maria Julia Gomes | Maria Luiza de Castro |Mateus Soares | Matias Capovilla | Nicolas Galli |Ricardo Penna | Roberto Finizio | Ruan Amorim | Thiago Correa | Vinicius Parreira


Música no Museu:
Benjamim Taubkin e músicos de Paraty
8 de dezembro de 2018, sábado, às 21h
Igreja de Santa Rita  


<< Voltar


Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio