Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

Paraty recebe o título Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia
(15/06/2018)

Paraty recebe o título Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia

Prefeito e Secretária de Cultura estão em Katowice, Polônia

O prefeito Casé e a Secretária de Cultura, Cristina Maseda, foram para a Polônia receber o prêmio de Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia, lista seleta da Unesco que Paraty faz parte desde outubro de 2017. A premiação acontece no XII Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, entre os dias 12 e 15 de junho, realizado pelas cidades-membros Cracóvia e Katowice, na Polônia. O tema do encontro deste ano é “Encruzilhadas Criativas”, onde o centro da discussão fala sobre os desafios e consequências da globalização em relação à subsistência da diversidade cultural e a qualidade de vida urbana em nossas cidades.

 No ano passado a Secretaria de Cultura elaborou um dossiê sobre a cadeia gastronômica de Paraty, desde o plantio por agricultores familiares, passando pela requalificação da merenda escolar do ensino público, com o projeto Escola de Comer, até a mesa dos moradores e turistas. Foi esse dossiê que viabilizou a candidatura da Cidade Histórica para integrar a Rede de Cidades Criativas na área da gastronomia. Foi ressaltada tanto a importância da gastronomia na cultura e história da cidade, com referências dos povos caiçaras, quilombolas e indígenas, quanto o desenvolvimento consistente e continuado nesta área, que pode ser constatado nos últimos 15 anos.  Segundo Cristina, esse título é muito importante, pois “Coloca Paraty na rede internacional de cidades criativas e estimula o setor gastronômico, do produtor até a mesa, possibilitando o incremento de geração de emprego e renda”, afirma.

 Além de Paraty, outras duas cidades brasileiras também entraram na lista. Brasília foi escolhida como cidade criativa para o design e João Pessoa para as artes e cultura popular. Na área de gastronomia Florianópolis e Belém já possuem o título. Criada em 2004, a Rede de Ciências Criativas da Unesco agora conta com um total de 180 cidades em 72 países.

 Todas as cidades eleitas recebem o título com base em práticas inovadoras para promover uma indústria criativa, reforçar a participação na vida cultural e integrar a cultura na sustentabilidade urbana de políticas de desenvolvimento.

<< Voltar


Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio