Paraty - Versão em português Paraty - English version

PARATY TURISMO
E ECOLOGIA

Festa de São Pedro e São Paulo 2017

01 a 02 de julho de 2017
Festa de São Pedro e São Paulo 2017

(Foto: Comunicação Prefeitura de Paraty)


>> Veja a entrevista feita com o pescador, artista plástico, escritor e líder comunitário da Ilha do Araújo: Almir Tã


A Festa de São Pedro e São Paulo acontece desde 1963, quando foi iniciada a construção da igreja na localidade e sempre acontece no fim de junho e começo de julho, com intensa programação religiosa em vários locais do município, mas com destaque para a Ilha do Araújo.


O início  da Festa de São Pedro e São Paulo acontece com o Festival do Camarão (dias 16 a 18 de junho), onde se arrecadam fundos para a festividade tradicional, que culmina  no dia 02 de julho.  



Já nos últimos dias da festa acontece a regata de canoagem caiçara, homenageando a batalha naval de Riachuelo.


No último dia da festa acontece a bela procissão marítima que sai do Cais de Turismo. No meio da Baía tem a bênção do anzol, para que a pesca seja próspera durante todo o ano. Os barcos saem todos enfeitados em direção à Ilha do Araújo e o concurso premiará a embarcação mais bem enfeitada, com os 1º, 2º e 3º lugares.  



Festival do Camarão

Tradicionalmente, no dia 24/06 é feita a pesca de São Pedro, onde os pescadores doam toda a renda de sua pesca para a Festa. Mas, há 21 anos atrás, um grupo teve a idéia de transformar os camarões pescados em comida, pensando que poderia vender melhor. A idéia foi um sucesso imediato e o Festival do Camarão vem crescendo a cada ano. Hoje é a segunda festa tradicional mais importante do município, atrás apenas da Festa do Divino.


No cais da Praia Grande, há barcos que fazem a travessia para a Ilha do Araújo.





<< Voltar

Termos mais procurados

Copyright © 1996 - Paraty Turismo e Ecologia Criação do site: PWI WebStudio