Português English Español
Paraty Turismo e Ecologia

Cultura e Ecologia em Trindade


Trindade Aldeia Antiga


CD Trindade Aldeia Antiga
"Oh Trindade nós vamos conseguir.
Essa grande luta está quase no fim..."

Era a música que se ouvia num ranchinho lumiado a vela na Praia de Fora, interpretada pelo conjunto "A voz da Natureza", formado por Elson, Esio, Dario, Roberto e Ademar - todos da terra. A canção era um dos elos de união do povo desta aldeia antiga de tantas histórias. A mesma música que encantou São Paulo na década de 70 em um show no TUCA (Teatro da Universidade Católica) da PUC-SP com participação especial de Milton Nascimento, Gonzaguinha, Grupo Água e Barca do Sol. O show foi realizado para chamar a atenção e conseguir ajuda para a resistência contra a especulação imobiliária efetivada por uma empresa multinacional.

O tempo passou e a expressão musical continuou com Elson e Nelson. E hoje concretiza-se um velho sonho, registrar o trabalho em CD, para poder cantar a história e a emoção desta terra para todo o Brasil. Um velho amigo de luta e ciranda, Pedro Milliet, naquela época professor da comunidade engajado na resistência Trindadeira, cedeu o seu estúdio, o Caracol, para a realização deste desejo. Junto com ele, a voz maravilhosa e o coração musical de Ná Ozzetti, o som da flauta de sua irmã Marta Ozzetti e do violino de Danilo Trevisan, e a paciência e dedicação de Rafa na técnica de som, o violão de Pavel e as fotos antigas e perfeitas de Fausto Campos e as de Alzira da Veiga, deram ao CD este jeito afetivo e íntimo que marca a relação entre estes artistas e seus amigos.

Este CD é um convite para você conhecer um pouco mais sobre a bela cultura caiçara, suas histórias tão brasileiras, suas lutas e desejos. Elson e Nelson cantam com o coração da terra, e apesar de tanta luta para mantê-la, consegue nos tocar com a doçura e a energia destas praias de pescadores músicos, artistas forjados nestes mares e cachoeiras e nos embates por sua preservação.

É também um convite para entender a necessidade vital de preservar nosso litoral, e neste esta pequena vila de pescadores, a aldeia de Trindade no município de Paraty-RJ, que tem parte de suas terras dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina e da APA (área de preservação ambiental) do Cairuçú.

Gostaríamos também de agradecer a participação e apoio de todos os que de algum modo nos ajudaram a realizar este CD, os autores, os artistas, os amigos Trindadeiros e os de fora. Muito Obrigado a todos.

Esperamos que tenham o mesmo prazer de ouvir que tivemos em fazer.

© Portal de Trindade, 2009 - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvimento: PWI