Português English Español
Paraty Turismo e Ecologia

Cultura e Ecologia em Trindade


ONG Caixa D'aço - Bocaina Mar


A Organização Não Governamental Caixa D'aço - Bocaina Mar é uma entidade que congrega famílias tradicionais caiçaras, ambientalistas, pesquisadores, universitários, estudantes e todos aqueles que têm por objetivo:

- A preservação e implantação do Parque Nacional da Serra da Bocaina;
- A conservação e desenvolvimento sustentado da Trindade como um todo na sua sócio e bio-diversidade;
- A valorização da cultura caiçara em suas comunidades e o seu desenvolvimento sustentável a fim de garantir sua sustentabilidade cultural e de sobrevivência;
- A defesa dos direitos das famílias tradicionais dentro de áreas de conservação.

Para alcançar tais objetivos, a ONG desenvolve as seguintes atividades:

- Implementar as unidades de conservação na trindade em parceria com o poder público e outras instituições, bem como em conjunto com as populações tradicionais originárias do parque e adjacências, assegurando assim a integridade cultural e ecológica do mesmo, para as gerações futuras.
- Criar um centro de formação ambinetal de crianças caiçaras e informação para os visitantes da área.
- Recuperar, reconhecer, respeitar e utilizar a história local como fator de valorização da área que foi conquistada e conservada por seus próprios moradores.
- Promover a aprendizagem permanente baseada no respeito a todas as formas de vida. Afirmar valores e ações que contribuam para a transformação humana e social e para a conservação ecológica.
- Estimular a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, que conservem entre si relação de interdependência de diversidade.
- Criar meios de comunicação para que possam ser repassados os elementos culturais da região por meio da educação ambiental e tecnologias patrimoniais, usando como estratégia a música, o artesanato, o teatro, o jornal, fotografias, biblioteca, eco-turismo e recursos de marketing.
- Criar um banco de dados antropológico e arqueológico sobre populações de áreas costeiras, desenvolvendo a pesquisa da origem caiçara.
- Recuperação do acervo histórico da Trindade.
- Promover o desenvolvimento agro-florestal, assim como recuperação de áreas egradadas, através de viveiros e paisagismo.
- Promover a recuperação da bio diversidade da região.
- Capacitar e incentivar as populações caiçaras a evoluir do extrativismo para a sustentabilidade e recuperação dos recursos naturais, marinhos e florestais.
- Apoiar os salva-vidas locais.
- Apoiar e promover o levantamento biológico e botânico da flora e fauna do Caixa d´aço e Praia do Meio.
- Apoiar e incentivar as associações locais, trocando experiências e informações em toda a região

Galeria de Fotos

Foto da Galeria
Foto da Galeria
Foto da Galeria
Foto da Galeria
© Portal de Trindade, 2009 - Todos os Direitos Reservados. Desenvolvimento: PWI