Notícias, dicas de viagem, eventos em Paraty

 

Site Paraty.com.br - 18 anos
Site Paraty.com.br – 18 anos

Tudo começou no dia 18 de fevereiro de 1996. A internet aberta ainda iniciava suas atividades no Brasil. Era carnaval e a cidade sofria muito com as chuvas. As estradas ficaram bloqueadas por quedas de barreiras e os turistas tinham dificuldade em obter informações de como chegar à cidade.

Queda de barreira em 1996
Queda de barreira em 1996

Foi aí que veio a ideia de criar um site da cidade para facilitar o acesso às informações, e para divulgar aos turistas tudo o que Paraty tinha a oferecer. Começamos a tirar fotos e a coletar informações. Ricardo já trabalhava com tecnologia e direcionou os trabalhos técnicos, enquanto a Beth fazia as pesquisas necessárias e aprendia a lidar com as novas ferramentas.

Na época, o acesso à Internet somente era possível através do acesso por linha discada, usando os antigos modems com velocidade de 28.800 bps. Em Paraty não existia um provedor de acesso. Para acessar, tinha que discar interurbano para Angra ou outro município que tivesse um provedor. Então, o jeito era acessar à noite, quando o interurbano era mais barato.

O navegador da época era o Netscape, o programa de e-mail era o Eudora . Para acessar, o programa discava para o provedor, o modem fazia aquele barulhinho insuportável e, às vezes, conseguia se conectar ao provedor. As páginas demoravam para serem exibidas. Por isso, as páginas tinham que ser bem leves, com poucas fotos pequenas e de muito baixa resolução.

Os recursos de design eram escassos, com efeitos de gosto duvidoso, como palavras piscantes, imagens de fundo, fontes coloridas, etc… Hoje, quando vemos as páginas antigas, nos perguntamos: Por que fazíamos aquilo? Bem, era o recurso que existia na época! Talvez daqui a 10 anos tenhamos a mesma reação quando virmos as páginas de hoje…

Mas o importante era que funcionava! Os primeiros anunciantes do site começaram a ter um bom retorno e a divulgar para os demais estabelecimentos. A cada mês aumentava o número de anunciantes, e aumentava também o número de acessos ao site.

Terminal de acesso à internet
Terminal de acesso à internet

 

Uma grande novidade foram os terminais de acesso público à Internet. A PWI foi pioneira neste serviço, instalando os primeiros quiosques, que funcionavam com cartões indutivos, semelhantes aos antigos cartões telefônicos. O terminal instalado na agência Paraty Tours era muito concorrido, e foi seguido por terminais em outros locais. A partir desta experiência a PWI instalou centenas de terminais por todo o Brasil, a maioria em hotéis.

 

 

Bangemann Challenge Award - 1999
The Global Bangemann Challenge Award – Estocolmo 1999

O site www.paraty.com.br foi reconhecido como um exemplo a ser seguido, e em 1999 foi indicado para um importante prêmio internacional que pretendia ser o Nobel da tecnologia. Este evento foi realizado na Suécia, no City Hall, com um jantar de gala com a presença do Rei e Rainha da Suécia e autoridades do mundo todo. Não fomos vencedores, mas só o fato de termos sido finalistas neste processo nos enche de orgulho até hoje.

A Internet evoluiu muito depois disto, a banda larga foi ficando acessível, e todos os estabelecimentos foram se conectando e entrando no mundo digital. Novos recursos foram surgindo. Google, Orkut, Blogs, Tweeter, Facebook, Instagram, Whatsapp…

O acesso ficou disponível para aparelhos celulares, e hoje quem não está conectado está perdendo muitas oportunidades. Hoje estamos presentes através de aplicativos para celulares, através da nossa página no Facebook, do Blog de Paraty, do Tweeter. Nosso site é sempre o primeiro a ser encontrado no Google quando se pesquisa por Paraty. É o mais conhecido, é o mais visitado e é ainda a mais acessível opção para divulgar os estabelecimentos da cidade.

E o nosso site completa 18 anos com a certeza de ter trilhado os melhores caminhos até hoje, e de estar cumprindo sua importante missão de informar e estar sempre ao lado dos turistas e dos habitantes da cidade de Paraty.

Veja como era o nosso site em 1997 (bem diferente, né?)

Imagem do site publicado em 1997
Imagem do site publicado em 1997

Deixe um comentário




*