Notícias, dicas de viagem, eventos em Paraty

Ovídio Poli Junior - Foto: Giancarlo Mecarelli
Ovídio Poli Junior – Foto: Giancarlo Mecarelli

Neste ano, Paraty terá mais um evento acontecendo paralelamente à FLIP. Trata-se da OFF FLIP DAS LETRAS, programação literária organizada pelo Selo Off Flip e que reunirá cerca de 100 escritores em saraus, mesas de debate e lançamentos. A programação acontece em vários locais da cidade e também na Casa Selo Off Flip, que terá uma programação de recitais e lançamentos junto com o Grupo Abeporá das Palavras, do Amapá.

Off Flip das Letras
Off Flip das Letras

Quem nos conta como foi esta trajetória é o escritor Ovídio Poli Junior, coordenador desta programação, criador do prêmio off Flip e da editora Selo Off Flip:

O Prêmio OFF FLIP de Literatura surgiu no âmbito da programação literária da OFF FLIP, no ano de 2006 e tem por objetivo estimular a criação literária em língua portuguesa. Tem também como horizonte divulgar o trabalho e viabilizar a vinda dos autores vencedores a Paraty durante o período da FLIP.

O Prêmio vem conquistando reconhecimento no cenário literário brasileiro e também no exterior. Entre os premiados estão autores estreantes e consagrados, alguns detentores de importantes prêmios literários brasileiros como o Prêmio Jabuti e o Prêmio SESC de Literatura. Em 2008 figurou entre os 41 projetos selecionados pelo Prêmio Vivaleitura (concedido pelo Ministério da Cultura, pelo Ministério da Educação e pela Organização dos Estados Ibero-Americanos), entre quase dois mil projetos em curso no Brasil. O Prêmio integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e também o Circuito Nacional de Feiras de Livro.

A partir de 2009 surgiu a editora Selo Off Flip, fruto da necessidade de publicar os autores vencedores do prêmio. Hoje, a editora já conta com um catálogo extenso, e está também  transformando suas publicações para o formato digital. A novidade é a recente publicação de autores infanto-juvenis.

Livros do Selo Off FLIP
Coletâneas de autores premiados, publicados pelo Selo Off FLIP

 

Os livros publicados pelo Selo off Flip podem ser adquiridos na Livraria da Travessa no Rio de Janeiro, na Livraria da Vila, em São Paulo, as livrarias de Paraty e, durante a FLIP,  na Livraria da FLIP, em stand na Casa da Cultura e na Casa do Selo, que funcionará na Rua do Comércio. Outra boa novidade deste ano é o jogo de futebol de escritores, entre o time Pindorama e os escritores do Selo Off Flip. Ele acontece no dia 01/08 às 10h no Estádio Municipal.

Os vencedores do prêmio Off FLIP deste ano participarão, no sábado, dia 02/08 às 20h30, de sarau no Centro Cultural SESC, onde receberão a premiação. O Selo participa também de feiras e eventos literários pelo Brasil afora, tendo enviado livros também para a Feira de Frankfurt.

Se você escreve contos ou poesia, fique atento: lá pelo mês de março, abrem-se as inscrições para o Prêmio OFF Flip de Literatura do ano.

 

CONSULTE:

http://www.premio-offflip.net/

http://www.selo-offflip.com.br/

 

Meu nome completo é Elizabeth Fromm Freire Gaspar, mas uso apenas Elizabeth Gaspar por ser mais fácil de lembrar. Tenho formação em Terapia Ocupacional pela USP, com especialização em Saúde Pública, área que atuei por vários anos. Mas foi em 1995 que Ricardo Gaspar, meu marido e sócio na PWI Web Studio, me apresentou à internet que nascia comercialmente no Brasil. Logo em 1996 nascia o nosso portal www.paraty.com.br e, pronto! Eu já estava fisgada definitivamente por uma nova paixão profissional: o Marketing Digital, tema ao qual me dedico integralmente, sempre aprendendo coisas novas. Música, artes, história são outras grandes paixões e, mais do que tudo isso, amo viajar para poder conhecer novos lugares, pessoas, costumes e culturas.

Deixe um comentário




*