Notícias, dicas de viagem, eventos em Paraty

Exposição Giancarlo Mecarelli

Com a intenção de homenagear a cultura afro, Giancarlo Mecarelli concebeu e produziu a exposição “BELEZA AFRO-BRASILEIRA”. O conceito desta exposição tem seu foco na beleza da mulher afro-descendente. Essa percepção estética é materializada a partir de retatos de mulheres que fazem trabalhos cotidianos diversos e que vencendo a timidez posaram pela primeira vez para um fotógrafo profissional. A beleza que transparece nas fotos documenta a formaçe a expressividade dessas mulheres.

A idéia de associar as fotos a trechos extraídos de obras de Jorge Amado surgiu do encontro entre Giancarlo e Ovídio Poli Junior, escritor radicado em Paraty e que cuidou da seleção dos textos. texto e imagem estão em permanente diálogo de modo que se perceba a proximidade que há entre o universo feminino contido na obra do escritor baiano e a beleza das mulheres negras que compõem a paisagem humana brasileira, com todos os seus contrastes. 

A mostra tem algumas fotos inéditas, a maioria foi exposta pela primeira vez em 2006 durante a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, que naquele ano teve Jorge Amado como homenageado. Abrindo a mostra no centenário que marca o nascimento do escritor baiano, a Eva Negra simboliza também uma volta à origem e ao berço da humanidade.


ESCOLA PANAMERICANA DE ARTE
ENDEREÇO: Avenida Angélica, 1900 – Higienópolis – São Paulo
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO: Dia 14 de agosto às 18h
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: De 2a a 6a: Das 9h às 21h – Sábados: das 9h às 12h.

Parte do projeto de divulgação da cidade de Paraty (www.paraty.com.br) o “Blog de Paraty” foi montado para aproximar ainda mais os internautas das informações, dicas e notícias de Paraty.

Deixe um comentário




*