•  

    No dia 11/09/2015 filmamos a subida do trecho de serra, para mostrar a situação da estrada, que está em obras.

    Neste dia, o tempo estava seco, mas havia chovido alguns dias antes. O carro, um sedã médio, em muitos trechos teve bastante dificuldade para subir devido à lama. Um veículo 4×4 teria muito mais facilidade para percorrer este trecho. O trecho de serra, de aproximadamente 10 Km, está em situação ainda muito ruim e deve ser evitada, principalmente em dias de chuva e à noite.

    O início da filmagem foi na frente do atelier do ceramista Jorge Luiz Pessotti, que fica a 10,7 Km do trevo de Paraty no sentido de Cunha.

    Pouco depois começa o trecho de terra, e logo a seguir vem o trecho que está em obras. A obra está em estágio adiantado, e boa parte da serra já está com o calçamento concluído, mas faltam ainda cerca de 3,5 Km. Se o piso estiver molhado, pode ficar bem difícil e perigoso passar por lá, pois em alguns locais há barrancos sem proteção. Também, devido às obras, pode haver interrupções no tráfego por até 3 horas. Portanto não aconselhamos a escolha deste caminho.

    No trecho que o calçamento está concluído o caminho é muito agradável mas deve ser percorrido em velocidade moderada. O calçamento com blocos vai até a divisa dos estados RJ / SP e dos municípios Paraty / Cunha. A partir deste ponto a estrada é asfaltada e muito bem conservada. O traçado é sinuoso, portanto recomenda-se evitar altas velocidades. Mas a região é muito bonita e bem cuidada.

    A obra segue em ritmo acelerado, e no final de 2015 deve estar próxima do final. Mas mesmo depois de concluída, outros problemas ainda persistirão para se chegar a Paraty. No trecho que hoje é asfaltado, entre a serra e o trevo de Paraty existem duas pontes estreitas que permitem o trânsito de apenas um veículo por vez. Este caminho não comporta um grande número de veículos e pode gerar um trânsito grande em épocas de maior fluxo de turistas.

    Portanto, para quem vai de São Paulo e proximidades para Paraty recomendamos ainda seguir pelos caminhos tradicionais, utilizando as rodovias dos Tamoios ou Osvaldo Cruz.

     

    Veja a situação da estrada em Fevereiro de 2016

27 respostas para “A situação da estrada que liga Paraty/RJ a Cunha/SP em setembro/2015”

  1. Fernanda disse:

    Ola! Sabem me dizer se as obras foram concluídas? Qual a situação da estrada hj? Obrigada.

  2. Rodrigo Campos disse:

    Ontem fiz esse caminha para escapar do congestionamento da Rod. Oswaldo Cruz (ubatuba-taubaté) e posso dizer que apesar de alguns trechos estreitos e esburacados é possivel o transito de um carro 1.4 ou 1.0 sem problemas, fiz o trecho com um fit 1.4, mas tive que desligar o ar-condicionado, no trecho antes de chegar a São Paulo, tem muitas lombadas, mas podem ir tranquilo que qualquer carro sobe a serra tranquilo.

  3. Glaucio Oliveira disse:

    Inicialmente, muito obrigado pela postagem do video. Uma pergunta: Foi informado a Maira Jeannyse (comentário anterior ), em outras palavras, que a obra e’ lenta / demorada. Assim, se eu desejar utilizar a estrada Cunha – Paraty com o meu carro de passeio nesse período de carnaval 2016, posso ter problemas ????? Para quem vem de Sao Paulo (capital), existe outra alternativa ?

    Obrigado.

  4. Dalva disse:

    Estrada Paraty cunha/2016!!
    Passei recentemente na estrada em janeiro! É um desafio comentar essa estrada devido aos pós e contras! A estrada está praticamente finalizada, faltam apenas as pontes. É bastante estreita, íngreme e sinuosa, alguns trechos não passam dois carros é preciso buzinar, tem poucas placas de sinalização, há vários deslizamentos! Pedras grandes nas encostas, o trânsito tende há parar,de fato não suporta trânsito intenso! É belíssima! Preservada, o Ibama não permitiu asfalto, e sim bloquetes. Sem os
    congestionamentos, tão comuns em outras vias,se torna sem dúvida a melhor opção! Há uma economia incrível de tempo e km. Sem contar que não há radares e o trecho de Cunha é bastante tranqüilo! Vale a pena conhecê lá! Mas não suporta tráfico intenso de automóveis! Se vc der a sorte de transitar por ela com poucos carros, realmente vai valer a pena!!

  5. Poliana disse:

    Passei por lá quinta feira está terrível nunca vi um lugar tão perigosos,muita lama,estrada sem segurança nenhuma quebra molas MT altos,melhor passar por angra nunca mais passo por cunha

  6. elisa oliveira disse:

    Fiz este trajeto de Cunha até Paraty em 23/11/2013 e a estrada parece continuar igual. Péssimo acesso, muita lama a condição é assustadora! e detalhe eu estava com um carro que não era 4X4. Horrível!
    Existe alguma previsão desta estrada ficar pronta um dia?

  7. André disse:

    Fui para Paraty pela estrada de Cunha dia 18/01/2016. De Guaratinguetá até Cunha a estrada é pista simples mais muito boa e com muitos pontos de ultrapassagem. Um pouco pra frente de Cunha começa o calcamento e faltando 13km para chegar em Paraty tem obras na pista. Ficamos 40 minutos parados esperando para passar em uma ponte aonde está em obras e os carros passam apenas em um sentido. Eu estava com um sedan médio e não tive problemas. Aconselho usar essa alternativa a se não estiver chovendo muito.

  8. Eduardo Prado disse:

    Alguém sabe informar como está a estrada agora em janeiro/2016? Dá pra ir com esse tempo chuvoso?

  9. indiainda disse:

    Estou querendo ir agora dia 16/01. Moro em Cruzeiro, será que dá pra ir de boa?

  10. Carlos disse:

    Gostaria de informação atualizada da estrada de cunha x paraty?

  11. Sonia disse:

    Alguem pode me dizer como esta esta estrada? Pretendo ir para Paraty na semana que vem. Obrigada.

  12. wilson roberto segura disse:

    Alguem pode me informar como esta a situaçãoda estrada Cunha sentido SP para Paraty na data de hoje 06-01-16

  13. talita disse:

    Eu passei uma vez e tenho mto medo de passar de novo. Tive uma experiência nada agradável coloquei no gps qual melhor rota para ir até paraty ele me mostrou cunha
    fui em outubro de 2014 de noite eu nunca poderia imaginar que era daquele jeito foi um erro mto grave q poderia ter custado a mha vida e dos meus familiares a estrada ainda era toda sem asfalto “blocos”
    Esse reveillon as pessoas que moram la me diseram para descer por la mas nao tive coragem e desci pela osvaldo cruz estrada mto boa porem a serra exige mto cuidado q mtas pessoas nao tem por negligência ou falta de conhecimento..
    enfim aguardo ansiosa pela estrada de cunha

  14. Luís Fernando disse:

    Olá,alguém passou por aí esses dias?Finalizou?Da pra descer Cunha-Paraty em uma Saveiro ?

  15. Daniel disse:

    Utilizei ontem dia 02/01/2016 o trajeto Paraty-Cunha. Foi BEM tranquilo, indo em velocidade cautelosa-moderada é possivel fazer o trecho sem grandes problemas, mesmo em veiculos de passeio comuns (eu estava de citroen por exemplo). Os trechos em obras estao bem adiantados, e para nossa felicidade, nao existe mais trechos de terra batida e lama. Cobriram com piche e pedras, pra facilitar a aderencia, mesmo em condicoes severas (notem que estava chovendo PRA CARAMBA no caminho, e nao peguei um trecho de lama e consegui subir a serra bem tranquilamente).
    Dicas: tem um aviso q a serra fecha entre as 17:30 as 07:00, mas ja era quase 19:00 qdo começamos a subir a serra lá de Paraty, mas cuidado em relacao a isso/ MUITO CUIDADO nos trechos em obras, pois existem lugares onde só passa um veiculo, e muita erosao e “precipicios”, qualquer descuido pode ser perigoso / pra quem DESCE a serra vindo de Cunha, cuidado REDOBRADO no novo trecho de ladrilhos, pois avistamos uma Van Sprinter batida na barranco, onde pode-se notar que o motorista nao conseguiu frear e fazer a curva… Por sorte uma arvore freou o veiculo e nao caiu no precipicio. Boa viagem a todos e muito cuidado e atençao neste trecho!!

  16. Jose Luiz disse:

    Irei de Visconde de Maua a Paraty no proximo dia 11 de janeiro. É possivel ir por Cunha? Meu carro eh um seda 1.0. Obrigado

  17. Edson tre disse:

    Por se tratar de estrada parque, deveria ter acesso controlado/limitado

  18. antonio carlos kersting roque disse:

    Meu sonho de muitos anos passar nessa estrada.
    Estou com 64 e ainda não desisti.
    Tua matéria é fantástica.
    Obrigado pelo incentivo!

  19. Geraldo disse:

    Ricardo, obrigado por compartilhar. Vc disse que estava num sedã médio mas qual carro era? Vc parece que passou fácil pela lama.

  20. preludio disse:

    …eu que estava querendo saber como está a estrada Paraty-Cunha estou plenamente informado…nada a perguntar…parabéns a quem fez o vídeo e o colocou no ar…serviço de utilidade pública digno de nota…muito obrigado…preludio …12.12.15

  21. Fabio Furtado disse:

    Bom dia Galera não recomendo a travessia apartir das 18:00 hs pq escurece muito e por causa de muita neblina fica complicado pois não tem sinalização e as lombadas estão fora de padrão mas está ficando muito bom parabéns aos trabalhadores…

    att…
    Fábio

  22. Simone disse:

    Oi , a obra já está terminada ? Um carro sem ser 4×4 sofre muito? Achei que já tinham terminado essa obra!

  23. Simone disse:

    Oi , gostaria de saber se já está terminada… Um carro sem ser 4×4 sofre muito? Achei que já tinham terminado essa obra!

  24. MARCELO disse:

    Ótimo video!!!!!!!!!!!!

  25. Ricardo Faraco disse:

    Fiz hoje esse percurso e gostei muito da experiência. Tenho um Polo Hatch 1,6 e as dificuldades relatadas no post realmente fazem dessa travessia ainda uma aventura para os não 4×4, mas o visual vale a pena. Pegamos um pouco de lama na parte ainda não calçada e tivemos de voltar de ré por 100m para permitir a passagem de um comboio de 4×4 que descia para Paraty. Nas atuais condições sugiro esse caminho apenas se não tiver chovido.

  26. Maira Jeannyse disse:

    Obrigada pela postagem e registro visual da estrada Paraty-Cunha. Gostaria de me informar sobre a real possibilidade de atravessar esta estrada com um veículo 1.0, até Taubaté.
    Obrigada!

  27. Alexsander Fernandes disse:

    No ritmo atual, pelo menos mais 15 meses de obra ainda tem aí – isso se não aparecer mais nenhuma ação de embargo – sonho com essa estrada há mais de 20 anos!!!

Deixe um comentário