Notícias, dicas de viagem, eventos em Paraty

Aconteceu no dia 24/11/2011, em Paraty, a inauguração do Espaço Cultural Eletronuclear. O centro está instalado na nova sede do Instituto Silo Cultural, juntamente com a Sala Margaret Mee.

O Espaço Cultural Eletronuclear apresentará exposições e lançamentos, com destaque para artistas locais, além de prestar informações sobre a operação das usinas nucleares brasileiras.

– Dentre as peças em exposição, se destacam maquetes de um reator nuclear de água pressurizada (igual aos encontrados na central nuclear de Angra), um gerador de vapor e um elemento combustível. O espaço também está aberto para o uso da comunidade de Paraty – ressaltou Neusa Maria Toreta Silva, da assessoria de Responsabilidade Socioambiental (ARS.P) da Eletrobras Eletronuclear.

Já o Instituto Silo Cultural busca promover e viabilizar a arte e a cultura caiçaras. A intenção é estimular seu resgate, sua preservação e sua renovação, valorizando as manifestações locais em Paraty. O espaço tem, ainda, o intuito de valorizar a riqueza cultural da região e incentivar a experimentação de diferentes linguagens artísticas, além de promover intercâmbios culturais.

Fortalecimento da cultura local

A Sala Margaret Mee é dedicada à vida e à obra da artista e botânica inglesa, que foi apaixonada pela floresta tropical brasileira. Lá, os visitantes podem conferir algumas de suas pranchas, que ilustram com maestria espécies raras de plantas locais.

Também estão em exposição objetos pessoais da artista e painéis ressaltando sua biografia. Sua obra inclui cerca de 400 pranchas de ilustrações em guache, 40 sketchbooks e quinze diários.

Segundo a diretora-executiva do Instituto Silo Cultural, Vanda Mota, a coexistência dos três espaços culturais será um fator de fortalecimento da cultural local.

– A inauguração do Espaço Cultural Eletronuclear ajudará muito na comunicação da empresa com a comunidade de Paraty para a viabilização de novos projetos culturais – frisou.

FONTE: Diário do Vale

Parte do projeto de divulgação da cidade de Paraty (www.paraty.com.br) o “Blog de Paraty” foi montado para aproximar ainda mais os internautas das informações, dicas e notícias de Paraty.

Deixe um comentário




*