Notícias, dicas de viagem, eventos em Paraty

Atenção: Este post foi escrito em 2014. A estrada já foi reconstruída no trecho da serra e atualmente é uma boa opção para ir para Paraty.

Veja um post mais recente em http://www.paraty.com.br/blog/a-situacao-da-estrada-paraty-cunha-em-abril-de-2016/

A estrada que liga Paraty/RJ a Cunha/SP está em obras.

O trecho de serra, de aproximadamente 10 Km, não é asfaltado. Apesar disto, muitos aparelhos de GPS indicam este caminho para quem quer chegar a Paraty, vindo de São Paulo ou de Minas Gerais. Até mesmo o aplicativo WAZE, que é a cada dia mais utilizado, indica este caminho. Isto é muito preocupante, pois a situação atual da estrada ainda é muito ruim.

No dia 24/08/2014 filmamos a subida deste trecho, a partir do KM 10,7 do trevo de Paraty, para mostrar a situação da estrada. Neste dia, o tempo estava seco, com céu aberto, e a subida foi realizada às 9h da manhã. O carro, um sedã médio, em muitos trechos raspava nas pedras da estrada. Um veículo 4×4 teria muito mais facilidade para percorrer este trecho.

O início da filmagem foi na frente do atelier do ceramista Jorge Luiz Pessotti, que fica a 10,7 Km do trevo de Paraty no sentido de Cunha.

Pouco depois começa o trecho de terra, que terá aproximadamente 7 KM de extensão, onde os 5 primeiros serão muito ruins e com muitas pedras. Para percorrer estes 5 Km levamos aproximadamente 27 minutos.

No Km 13,7 existe um pequeno bar de madeira à beira da estrada. Você pode ver no filme, no minuto 13:58.

No minuto 28:53 o calçamento da estrada melhora, mas serão ainda mais 2 Km de terra em condições razoáveis.

No minuto 33:38 começa o calçamento de blocos. É o trecho com as obras já realizadas, e é assim que ficará a estrada quando estiver pronta. Este trecho é agradável e pode ser percorrido sem problemas, mas com velocidade moderada.

No minuto 37:27 fica a divisa dos estados RJ / SP e dos municípios Paraty / Cunha. A partir deste ponto a estrada é asfaltada e muito bem conservada. O traçado é sinuoso, portanto recomenda-se evitar altas velocidades. Mas a região é muito bonita e bem cuidada.

Poucos dias após esta filmagem, a juíza federal Ana Carolina Vieira de Carvalho, de Angra dos Reis, determinou a suspensão das obras, alegando a falta do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima).

No dia 01/10/2014 foi suspensa a liminar judicial do embargo da obra da Estrada-Parque Paraty-Cunha e as obras foram retomadas. A suspensão da liminar foi determinada pelo Desembargador Federal Guilherme Couto de Castro. No documento, afirma que o processo para a construção da Estrada-Parque respeitou as exigências legais e ambientais: “Os riscos da obra fora mensurados pelas autoridades competentes, tendo sido previstas medidas para mitigá-los”. E alertou para os danos que a interrupção do trabalho pode acarretar: “A paralisação das obras, que eram realizadas dentro da legalidade, provocará um dano inverso, uma vez que o Parque Nacional em questão permanecerá exposto ao processo de degradação e também em razão do acesso descontrolado de invasores, que se aproveitam da precariedade da estrada atualmente existente, que por se encontrarem em estado avançado, a paralisação causará prejuízos ao erário, que as movimentações de terra já realizadas acabarão por potencializar os riscos de processos erosivos”.

Portanto, a situação atual é muito próxima à que verificamos nesta filmagem. A situação da estrada fica muito pior em dias chuvosos, nublados, ou durante a noite.

Portanto recomendamos evitar este trecho.

Atenção: Este post foi escrito em 2014. A estrada já foi reconstruída no trecho da serra e atualmente é uma boa opção para ir para Paraty.

Veja um post mais recente em http://www.paraty.com.br/blog/a-situacao-da-estrada-paraty-cunha-em-abril-de-2016/

Informação complementar (14/07/2016)

A estrada foi reformada e atualmente está em boas condições:

Veja a situação da estrada em Abril de 2016

 

 

34 Respostas para “Estrada Paraty-Cunha – Situação em 24/08/2014”

  1. KELLY disse:

    Bom dia, quando fui a Paraty caímos sem querer pelo GPS na estrada de Cunhas, passamos o maior aperto. Irei voltar com minha família em Dezembro, poderiam me dizer como está a estrada de Cunha para descer ou subir de carro. Dá para passar por lá sem problemas e sem bater o carro no chão?
    Desde já grata

  2. jeff disse:

    Bom dia! Gostaria de saber a atual situação da estrada. Meu interesse é descer de mountain bike este trajeto. Obrigado!

    • Oi Jeff, de mountain bike é possível descer a serra… Quemopta por esse estilo está atrás de aventura, não é!?
      Mas é preciso paciência. Muitas vezes a estrada fica fechada por 3 ou 4 horas para as obras.
      Espero que faça uma viagem radical, mas nem tanto!!! Abs

  3. luiz paulo quintas disse:

    ola. galera. estarei indo no dia 15 de agosto de 2015. postarei aqui fatos de minha viagem, faz um ano e meio que estive passando por lá. adorei. sempre vou por ali. subi uma vez só. e sempre fui com uno fire 2006. nunca tive problemas.
    espero que desta vez nao tenha tambem.
    aguardem.

    • Paulo disse:

      Bom passeio, tenho vontade de ir de moto, por favor informe o trajeto. obrigado.

      • Oi Paulo, desculpe a demora… Ainda não recomendamos descer essa estrada. Moto, só se for trail! Ando de moto também, mas outro dia fomos de XT e não tivemos coragem de descer… Tem uns trechos que estão bem ruins ainda, ainda mais quando chove! Mas tenho visto vários vídeos de motociclistas… Acho que vai mais da experiência e estilo.
        Se você for de moto e filmar a descida, mande o vídeo para a gente, ou então o link para a gente publicar e atualizar o post, ok?
        Abs

  4. Jerez disse:

    Olá, passei por essa estrada dia 20/06/2015 anoite, muito ruim não aconselho ninguém passar por ela, tinha acabado de chover e estava com serração, eu e minha esposa achamos que iríamos morrer, está muito perigosa. Sem contar o risco de ser assaltado.

  5. Dalmo Célio Ferreira disse:

    tenho vontade de conhecer paraty moro em cruzeiro/sp fica muito perto se arrumasem a estrada ia favorecer muito o turismo em paraty as cidades do vale do paraiba fica muito mais perto.

  6. Caio Pompeo disse:

    Valeu Ricardo Gaspar!

  7. edinho disse:

    neste video a estrada ta otima, passei por la dia 04-04-15 e meu pensa numas valetas,barro e pedras soltas so passei pq estava num carro 4×4 aquela serra e um perigo

  8. Samuel disse:

    Peço a gentileza de informar a situação atual desta estrada.
    Grato,

  9. HERALDO DE OLIVEIRA DOS SANTOS disse:

    ja passei por esta estrada a muito tempo era muito ruim mesmo eu só desci por que pra subir forçava muito o carro eu estava vendo um video que um senhor estava mostrando sobre as obras e gostei muito de saber que estão calçando ela vai melhorar muito pra cidade PARATI é muito lindo e as praias são muito gostosas adorei esta cidade que DEUS ajude que eles não parem mais estas obras

  10. Andréa disse:

    Gostaria de saber a situação da estrada hoje 26/02/15.
    No aguardo
    Andréa

  11. Rodrigo disse:

    Pessoal,
    A situação da estrada é dinâmica. Muda frequentemente, de acordo com o avanço das obras, período de chuvas etc.. Em regra, motos com pneus de uso misto ou apropriados para trilha e veículos 4×4 trafegam sem grandes problemas. Ao contrário, veículos com tração em duas rodas, com pouca altura em relação ao solo e motocicletas esportivas encontram média ou grande dificuldade para transpor os obstáculos e transitar pelo trecho ainda não pavimentado (com bloquetes), principalmente quando molhado. Vale lembrar que recentemente, numa reação a uma tentativa de assalto, ocupantes que seguiam no sentido Paraty-Cunha, portanto, subindo a serra, foram alvejados e uma mulher foi morta (verificar notícia pesquisando no Google). Portanto, é recomendável estar atento e evitar paradas em locais ermos e trafegar em horários de pouquíssimo movimento. No mais, a dificuldade, cujo grau depende de cada caso, carro, condição climática etc., é, sem dúvida, recompensada pela beleza e paz que do caminho.

  12. Emilia disse:

    Começar e parar , começar e parar …. Uma forma de tirar dinheiro público e desperdiçar materiais. Tem gente que não quer ver a estrada concluída.

  13. Maria rodrigues disse:

    Acabo de chegar a Paraty pela Estrada Real, fiz todo o trecho do Caminho Velho….foi uma incrivel viagem. Cheia de beleza e tranquilidade. Porem o Trecho em referencia …é impraticavel… depois que voce entra, não tem outra alternativa, a não ser seguir em frente…Tenho um 4×4….e para foi um grande aventura… inesquecivel… mas por cautela não farei na volta o trecho Paraty Cunha, irei a pela Rio Santos ate U
    batuba depois a Guaratinqueta depois a retorno a estrada Real.
    Bom carnaval a todos

  14. Marcio Sacramento disse:

    Gostaria de visitar Cunha, e a estrada que imagino pegar é partindo de Paraty, mas com um fiesta sedan talvez fique complicado.
    Alguém tem alguma informação recente sobre esta estrada ?
    Abs

  15. Hélio Moreira disse:

    Se o trecho não é aconselhável, Alguém tem a indicação de outro trecho, alternativo e direto, entre PARATY-CUNHA?

  16. Carlos disse:

    De moto será que dá pra passar por essa serra? Tenho uma bros 150. Aguem pode me ajudar?

  17. ALEXANDRE RIBEIRO PEREIRA disse:

    Boa tarde!
    Esta estrada é a nossa praia do sul de minas, região de ITAJUBA etc. Espero que terminem realmente as OBRAS para o bem do turismo e da REGIÃO DA BELA CIDADE DE CUNHA.

  18. Roberta Amorim disse:

    Oi Pessoal.
    Passei pela estrada ontem (04/01/15). Está horrível. Se o seu veículo não for um 4X4, não arrisque. O carro será muito judiado. Me arrependi profundamente por ter usado esse caminho. Apesar de ser mais curto para chegar em São Paulo, é muito perigoso para veículos não adequados para esse “tipo de estrada”. Estão se formando enormes crateras no meio da estrada – que já precária. A combinação de crateras e muitas pedras acaba com a suspensão do veículo. Tive a infelicidade de pegar a estrada molhada, o que fez o carro “patinar” demais.
    A pavimentação com blocos (e não asfalto) já contribui para a preservação do local, uma vez que a água da chuva continuará a penetrar na terra… Mas vamos torcer para que as obras não sejam paralisadas novamente.
    Abraços.

    • Laura disse:

      Muito importante compartilhar informações e experiências. Estava pensando em passar pela estrada hj, mas desisti. Segurança em primeiro lugar. Vamos aguardar e torcer para estada ficar pronta logo. Obrigada!

      • Geraldo J disse:

        Amigo,

        vc fez a trilha de bike? Estou pensando em fazer, saindo de cunha com destino a paraty. Como esta a estrada? Passa tranquilo de bike? Sabe me informar qtos kms saindo de cunha a paraty e se há muktas subidas? Qto tempo levou? Me falaram que tem cachoeiras pelo caminho.

        obrigado.

        Geraldo

    • LAÉRCIO BATISTA JÚNIOR disse:

      Obrigado pelas informações, era exatamente o que eu desejava saber. Farei o percurso em bicicleta no Carnaval-2015. É uma pena que as autoridades brasileiras não entendem nada de Turismo, deixando rotas turísticas alternativas abandonadas.

  19. fabiobalter disse:

    Estou indo à Paraty por volta do dia 02/01 e estava pensando em passar por Cunha . Se alguém tiver noticias mais recentes sobre a estrada agradeço muito… Vou de uno, carro vazio apenas eu e minha namorada com pouca bagagem…

  20. Ney disse:

    Ola! Parabéns pela vitória! Passei por esse caminho no carnaval de 2001 ou 2002. Na época estávamos de van, eu e minha esposa, e sem dúvida é um dos caminhos mais fantásticos que já fiz, e nunca me saiu da lembrança aquele bar do Mineiro citado no vídeo aos 13 minutos. Gostaria de saber das reais condições da estrada para desce la nesta sexta feira, dia 02 de janeiro de 2015.
    Obrigado.

  21. Felix disse:

    Excelente sua iniciativa, ajuda cada um a avaliar se deve ou não se arriscar, de acordo com sua experiência e veículo. Obrigado e parabéns! Estou descendo amanhã de Cunha para Paraty.

  22. edna disse:

    Uso essa estrada regularmente. Depois da interrupção das obras, a subida de Parati à Cunha, foi ficando dia a dia pior, tornando a rota inviável. Gostaria de informações atualizadas do que já melhorou nesses 3 meses de recuperação e recomeço das obras. Há alguém que passou por lá nestes feriados para me contar?

  23. joao rodrigo castro disse:

    boa tarde, sou de Campinas e vou passar um dia em Aparecida do Norte, e dela gostaria de ir para Paraty, tenho caminhonete Ranger, e gostaria de saber se posso passar por esse caminho, se ele esta ruim , em obras , mais se esta liberado, ou se esta interrompido, desde já agradeço, caso alguém possa me ajudar com essa informação , por resposta aqui, ou um sms, ou whasapp 19 *********, obrigado. João Rodrigo

  24. Ari Fiadi disse:

    Idiotas na justiça,poder publico e poliiti sempre exitirão,pois somente eles não entendem o caminho e preço do progresso.Vão a hospitais modernos,frequentam shoppings,utilizam carros modernos e criticam uma estrada que realizou tudo que foi possível para preservar a mata e os animais e se esquecem também das necessidades básicas da população que utiliza não só para turismo mas para suas necessidades. Felizmente conseguiremos suplantar esses idiotas.Abs.do Ari Fiadi

  25. maria auxiliadora Pereira da silva disse:

    Só tenho que agradecer. Essa estrada e muito importante pra mim e pra todos que dependem de tratamentos médico, hospitalares e para o comércio local.

  26. maria auxiliadora Pereira da silva disse:

    Até que enfim, graças a esse desembargador que viu a real necessidade dessa obra.depois de tantos anos de reinvidicacao, muitos moradores, pacientes que necessitam de hemodiálise, produtores e turistas se beneficiaram dessa estrada.acho apenas que ele deve ser muito bem monitora da para evitar abusos daqueles que não tem consciência nem educação bambino a.
    a. PARABÉNS PARA AQUELES QUE TEM CORAGEM DE LUTAR PELO POVO E PELAS SUAS NECESSIDA bZGcpDES.

    .

Deixe um comentário




*