Festival da Cachaça de Paraty. Imagem de balcão de quisque montado na edição de 2012 do festival

Está se aproximando o tão esperado Festival da Cachaça (que antes era chamado de Festival da Pinga). Mas você sabe por que este é um evento tão tradicional em Paraty?

 

A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. Teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar (chegou a ter mais de 250), sendo considerada sinônimo de boa aguardente.  A pinga produzida em Paraty fez tanta fama pela sua qualidade, segundo Monsenhor Pizarro e outros historiadores, que custava mais caro que todas as demais comercializadas no país; e sua importância sócio-econômica foi tão grande desde 1700 que acabou tendo seu próprio nome (Paraty) como sinônimo de aguardente até meados do século XX – todos pediam uma dose de paraty quando desejavam uma simples aguardente!

Dos mais de 100 alambiques de aguardente que funcionaram no município a partir de meados de 1700, a cidade conta hoje apenas com 7.

Cachaça de Paraty. Selo de Indicação geográfica

De tão importante para a economia da região, e mantendo os altos padrões de qualidade, a cachaça de Paraty recebeu o selo de Indicação Geográfica – IG – um instituto jurídico, previsto na nossa Lei da Propriedade Industrial, de 1996, que visa reconhecer e proteger o nome geográfico de pais, região ou localidade, que identifique algum produto ou serviço típico.

Imagem de alambique com tonéis de cobre onde é produzida a cachaça

Ah… Fica aqui uma pergunta: Você sabe como surgiu a cachaça (ou como a cachaça foi inventada?)

 

Em breve sairá a programação do Festival da Cachaça de 2013. Fique ligado!!!

Você pode receber as notícias sobre Paraty se cadastrando no site ou  curtindo nossa página no facebook  ou ainda via  twitter.

Analista de SEO é minha profissão. Motociclista por opção... Você também vai encontrar meus textos nos seguintes blogs: www.pwi.com.br (textos sobre divulgação de sites e sistemas desenvolvidos na PWI) www.andarilhar.com (textos sobre viagens de moto e turismo sustentável)

2 Respostas para “Festival da Cachaça de Paraty – edição 2013”

  1. Carlos José Britto disse:

    Olá! tenho 10 vagas em onibus para Paraty com saída de Campo Grande – RJ (proximo ao west shopping, as 19:30 hs, sexta-feira (16/08/2013). O valor é R$ 100,00

  2. Jacqueline Silva disse:

    Não vejo a hora de sair logo a programação…
    Fico no aguarde !!!!

    Estamos juntos mas um ano.

    Abraços

Deixe um comentário




*