Notícias, dicas de viagem, eventos em Paraty

Guia Cultural da Costa Verde
Guia Cultural da Costa Verde

Guia Cultural da Costa Verde é lançado em site e aplicativo para tablet. Turistas que têm a Costa Verde como destino e os próprios moradores já têm uma nova opção na hora de traçar um roteiro pela região: o site do Guia Cultural da Costa Verde e o aplicativo para tablet em versões em inglês e português.

Mangaratiba
Mangaratiba

São mais de cem atrativos das cidades de Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba, Itaguaí e arredores. O objetivo do Guia é  reunir  tanto  os  componentes  de valor  cultural,  com relevâncias históricas  e naturais,  já consagrados na região, bem como seu potencial turístico não convencional, um dos mais significativos do Rio de Janeiro e do Brasil.

O Guia Cultural da Costa Verde leva o leitor diretamente à fonte de produção de artistas plásticos e artesãos, lista oficinas  e  ateliês  sediados  ao  longo  dos  municípios,  aponta  bares  e  restaurantes  pitorescos.

Basta  acessar www.guiaculturalcostaverde.com.br ou baixar gratuitamente o aplicativo para ficar  por dentro do calendário com as principais festas e eventos e saber quais são as melhores reservas naturais e ambientais da região. O Guia destaca ainda quais os atrativos culturais estão aptos a receber deficientes físicos e portadores de necessidades especiais.

 

Um atrativo cultural que vale à pena citar é o Museu Municipal de Mangaratiba, administrado pela Fundação Mario  Peixoto.  Lá  encontram-se  fotos  e  objetos  do  cineasta  Mario  Peixoto,  diretor  do  filme  “Limite”  e considerado o pai do cinema nacional. Outra atração sugerida pelo Guia no município é o Beco da Poesia, trecho entre a Fundação Mario Peixoto e a praia onde as paredes são cobertas por textos de poetas da região.

Paraty
Paraty

Em Paraty, os destaques são as oficinas dos artesãos e suas produções dos típicos barquinhos de madeira, a cestaria feita pela tribo indígena local e dos artigos de palha elaborados nas comunidades quilombola. Entre os eventos da cidade histórica listados, estão a Festa Literária Internacional de Paraty e o Festival da Cachaça.

“O número de pessoas que desejam praticar o chamado turismo convencional – visitar um local, ver, fotografar, filmar, partir para outro local e repetir a receita – vem diminuindo. Cada vez mais, a busca é pelo conhecimento da cultura, de pessoas, hábitos e lugares diferentes daqueles de seus ambientes de origem”, observa o gestor cultural  e  diretor  da  Editora  Cidade  Viva,  Fernando  Portella.

Os  interesses  passaram  a  ser  por  atrativos divulgados em escala menor. Nesse sentido, o produto cultural ganha maior peso e se evidencia também como gerador de renda”, conclui Portella.

O Guia Cultural da Costa Verde, apresentado pelo Ministério da Cultura, é uma realização da Editora Cidade Viva, com patrocínio da Ampla, co-patrocínio da TAESA (Transmissora Aliança de Energia Elétrica) e do SEBRAE/RJ, e apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Mangaratiba
Mangaratiba

Queremos ir além da prestação do serviço como distribuidora de energia elétrica, queremos levar cultura e opção de lazer para nossos clientes.Além disso, para nós é importante valorizar a população local de cidades da nossa área de concessão, mostrando o que há de bom em cada uma delas”, comenta Ana Paula Caporal, gerente de responsabilidade social da Endesa Brasil.
Já havíamos patrocinado anteriormente o “Guia Cultural do Vale do Café” e achamos o resultado excelente! O Guia da Costa Verde vem dar continuidade a um projeto que  valoriza o estado do Rio de Janeiro, como também sua cultura,  gastronomia, artesanato e hotelaria, contribuindo de forma positiva para  o crescimento turístico e econômico da região”, diz o Diretor de Gestão Empresarial da Taesa, Sergio Malta. “A TAESA acredita que incentivar a cultura é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais promissora”, conclui.

 

 

Patrocinios_pq

 

Informações para a imprensa:

Projeto Paralelo Comunicação: 21 2540-6960

Marcelle Braga: 21 98842-4820 – marcelle@paralelocomunicacao.com.br

Maite Blancquaert: 21 99986-5364 – maite@paralelocomunicacao.com.br

Meu nome completo é Elizabeth Fromm Freire Gaspar, mas uso apenas Elizabeth Gaspar por ser mais fácil de lembrar. Tenho formação em Terapia Ocupacional pela USP, com especialização em Saúde Pública, área que atuei por vários anos. Mas foi em 1995 que Ricardo Gaspar, meu marido e sócio na PWI Web Studio, me apresentou à internet que nascia comercialmente no Brasil. Logo em 1996 nascia o nosso portal www.paraty.com.br e, pronto! Eu já estava fisgada definitivamente por uma nova paixão profissional: o Marketing Digital, tema ao qual me dedico integralmente, sempre aprendendo coisas novas. Música, artes, história são outras grandes paixões e, mais do que tudo isso, amo viajar para poder conhecer novos lugares, pessoas, costumes e culturas.

Deixe um comentário




*