Notícias, dicas de viagem, eventos em Paraty

Filmamos a subida da serra no dia 16/02, para mostrar como está a estrada.

Falta muito pouco para acabar a obra da estrada Paraty-Cunha.

Faltam apenas poucos metros de pavimentação com blocos. Não existe mais dificuldades para passar pelo trecho de serra. Mas como os operários ainda estão trabalhando no local, ainda estão acontecendo paralizações no tráfego por períodos de aproximadamente 30 minutos para permitir as obras.

Porém é importante salientar que o trecho de serra é uma estrada-parque, que fecha no período noturno, das 17h30 às 7h. Além disto, a velocidade máxima neste trecho é de 20 Km/h.

O início da filmagem foi na frente do atelier do ceramista Jorge Luiz Pessotti, que fica a 10,7 Km do trevo de Paraty no sentido de Cunha.

Pouco depois começa o trecho de terra, e logo a seguir vem o trecho que está em obras. A obra está em estágio adiantado, e boa parte da serra já está com o calçamento concluído, mas faltam ainda cerca de 300m.

No trecho que o calçamento está concluído o caminho é muito agradável mas deve ser percorrido em velocidade moderada. O calçamento com blocos vai até a divisa dos estados RJ / SP e dos municípios Paraty / Cunha. A partir deste ponto a estrada é asfaltada e muito bem conservada. O traçado é sinuoso, portanto recomenda-se evitar altas velocidades. Mas a região é muito bonita e bem cuidada.

Mesmo depois de concluída, outros problemas ainda persistirão para se chegar a Paraty por este caminho. No trecho que hoje é asfaltado, entre a serra e o trevo de Paraty existem duas pontes estreitas que permitem o trânsito de apenas um veículo por vez. Este caminho não comporta um grande número de veículos e pode gerar um trânsito grande em épocas de maior fluxo de turistas. Além disto, este trecho está com o asfalto muito deteriorado, com muitos buracos. Mas já é uma opção viável para se chegar a Paraty.

Veja como estava a estrada em setembro de 2015

Veja como estava a estrada em agosto de 2014

 

38 Respostas para “A situação da estrada Paraty-Cunha em Fevereiro de 2016”

  1. Reinaldo disse:

    Boa Noite,

    Estou indo me hospedar em Paraty para fazer a prova em Cunha, alguém me informa se existe translado para Cunha? Se existe alguma restrição que impeça a ida para Cunha no dia da prova? Quanto tempo levo para sair de Paraty até Cunha?

    Grato,

    Reinaldo

    • Olá Reinaldo, você precisa verificar como será o fechamento da estrada no dia da prova. Se a estrada estiver fechada e a largada for de Cunha, você não conseguirá chegar lá no dia da prova. Não existe um traslado regular de Paraty para Cunha. A viagem do centro de Paraty até Cunha leva um pouco menos de 1 hora. Boa prova!

  2. Lilian Mlek disse:

    Bom dia à todos,

    Estarei indo pra Paraty dia 24/7, alguém pode dar um update dax situação da Paraty-Cunha?

    Obrigada,

    • Olá Lilian, a situação da estrada é basicamente a mesma da apresentada neste post. Você pode utilizar a estrada sem medo, bastando apenas percorrer os últimos 10 quilômetros com mais cuidado e em baixa velocidade pois tem buracos e pista estreita. Mas é um caminho muito bonito e o resto da estrada está em ótimo estado.

  3. Gilmar Santos de Volta Redonda - RJ disse:

    Ola Pessoal…
    Alguém sabe como esta a estrada entre Caraguatatuba e Paraty hoje em 29/06/2017, as obras foram concluídas?

    • Olá Gilmar, você se refere à estrada entre Guaratinguetá e Paraty? As obras da serra foram concluídas. Mas os 10 Km finais, entre a serra e a cidade de Paraty não foi reformada e tem bastantes buracos, mas dá para passar sem problemas, desde que ande em baixa velocidade e seguindo a sinalização.
      Se você se refere à estrada Rio-Santos, entre Caraguatatuba e Paraty, não tenho notícias de obras importantes sendo realizadas nesta estrada.
      Abraços e boa viagem!

  4. Alex disse:

    Fui para Paraty, e trindade dia 09/01 e voltei dia 16/01 saindo de Pouso Alegre sul de Minas e fui pela rodovia Cunha, Paraty a estrada é ótima é a serra é muito fácil de trafegar só chegando em Paraty que a estrada está um pouco esburacada mas é um trecho pequeno e não oferece nenhum perigo já que é um perímetro urbano é vc vai trafegar bem mais devagar.Podem ir sem medo lugar lindo e até cachoeira a beira dá pista vc irá ver.

  5. Diniz disse:

    Pessoal, é seguro transitar por esta estrada? Já comentaram no passado sobre assaltos entre outras coisas.

  6. Lívia disse:

    Alguém sabe me
    Informar como está a situacao da estrada? Pretendo ir para Paraty dia 24/12.

  7. Breno Oliveira disse:

    Estou indo de Belo Horizonte para Paraty pela primeira vez, estou em dúvida em qual caminho será melhor, passar pela 040 ou pela 381. Alguem sabe qual o melhor trajeto?

  8. Angelo Renato disse:

    Olá, trafeguei pela serra em 11/12 e o trecho está ótimo. Só no final, chegando em Paraty, falta sinalização como faixas e há alguns buracos, mas nada que impeça trafegar. É um pedaço bem pequeno, já no final. Como era um domingo, havia um grande número de ciclistas. Mas é só trafegar nos limites de velocidade e apreciar a paisagem, respeitando todos que ali andam. Ótima opção para chegar até Paraty.

  9. Maria Julia disse:

    Obrigada pela ajuda, amigo! Sua iniciativa é muito útil aos viajantes.

  10. Guilherme Grilo Amorim disse:

    Fala galera… Acabei de subir a serra Paraty – Cunha com as condições climáticas bem ruim (garoa e neblina) e confesso que estou realmente surpreso com a situação da estrada! Parece um tapete os 9,5km de serra e sensacional faixa pintadas olho de gato e placas. A parte de São Paulo é um tapete apenas um trecho já chegando em paraty coisa de 7km está estreito porém tem asfalto não tem faixa pintada. E só o motorista ter um pouco de atenção porque quando vem um carro em outro sentido é necessário diminuir ao ponto de quase para o carro para evitar acidentes. Meu carro e um celta 2012 1.0 eu e minha esposa subimos a serrar sem sofrer

  11. Jose de Azevedo Souza disse:

    Sua informação sobre a estrada cunha-parati foi muito oportuna pois não tinha ideia da situação da estrada e fiquei tranquilo em saber,muito obrigado e cumprimento-o pelo seu espírito fraterno.

  12. Diego Ramon disse:

    Boa tarde, sabem me informar se a estrada de Cunha a Paraty realmente está sendo interditada 17:30 as 7:00?

    • Diego, a estrada deveria estar sendo fechada neste período, mas até o momento creio que esta interrupção ainda não está sendo praticada. Mas é bom ficar atento, pois a qualquer momento pode iniciar esta prática, portanto recomendamos evitar este horário.

  13. Alexandre Camacho disse:

    Percorri de Guaratinguetá a Paraty (passando por Cunha) neste domingo passado dia 04/09/2016 levei 2 horas, fui pela manha e voltei a tarde, gostei muito, recomendo revisão nos freios e descer engrenado, alguns trechos na parte do RJ precisa de muito mais atenção tem muitas curvas fechadas e alguns trechos apertados para passar 2 carros, recomendo viajar sem pressa para curtir o passeio e viajar em dia ensolarado.

  14. Marita Adams disse:

    Ricardo,
    Muito obrigada. Apos ver seu filme, vou fazer uma viagem mais segura.

  15. Amadeu Zoe disse:

    Sabem informar se as obras terminaram? A estrada esta ok para varros de oasseio sem tração? Obrigado! Amadeu

    • Sim Amadeu, a estrada está praticamente pronta. Pode passar com carros sem tração, sem problema algum. Agora faltam apenas alguns detalhes de acabamento e sinalização e a instalação de guaritas e pedágio.

  16. www.refloreestarviver.org.br disse:

    absurdo depois de gastar milhoes nesta estrada protegendo os animais e aves vem este orgão Ibama que vive envolvida em irregularidades colocar horario absurdo para circulação……

  17. carlos disse:

    Muito bom. Há tempos quero fazer esse percurso. Acho que agora vai.

  18. Evanilson Faustino disse:

    Ótima infomação,matou a cobra e mostrou a cobra,é vendo que se conhece o que vamos percorrer. Muito Obrigado.

  19. eduardo valeu pois sou Rj e gostaria de chegar a a serro MG por essse caminho disse:

    boa noite valeu pois sou de Jacarepaguá Rj e gostaria de chegar a serro MG por esse caminho

  20. Hevanir disse:

    Olá!
    Sou de Torres-RS e pretendo ir a Paraty em agosto, muito esclarecedor esse vídeo pois tenho dúvidas de ir pela 099, 383 ou 459 mas com esse vídeo consegui saber como está a 383 poi só ouvia histórias tenebrosas.

    Obrigado.

  21. Luiz disse:

    Está estrada permite passar moto esportiva? Pretendo ir em Paraty saindo de são Lourenço e minha moto não pega estrada de terra ou acidenrafa.Obrigado!

  22. Cátia Bonini disse:

    Obrigada pela informação

  23. Miguel Calabaide Sobrinho disse:

    Inacreditável como ficou fácil transpor esse trecho, que por uma informação indevida do Google, minha esposa e eu acabamos levando uma tarde inteira para percorrer, sem contar o medo de um acidente. Resumindo: fiquei sem as pastilhas de freio. Parabéns à quem de direito.

  24. Priscila disse:

    Gostaria de pedir a informação se sabem como está hj a situação da estrada.

  25. João Bosco disse:

    Em resumo:
    Hoje, dia 13 de abril, depois de ler os comentários anteriores de fevereiro/2016, imagino que as obras tenham sido concluÍdas, exceto ampliação de pontes e recapeamento do asfalto destruido no trecho de baixada em Paraty, não é isso?
    Para quem sai do Rio de Janeiro, Barra da Tijuca, é melhor ir mesmo pelo RioxSantos ou agora fazer Via Dutra e Cunha?
    A diferença é muito grande? A impressão é de que, apesar da baixa velocidade na serra da Bocaina (20 km), são apenas uns 10 km mas voc~e anda muito melhor na Dutra do que na Rio Santos, não é isso?
    Agradeço comentário de volta
    Abs

  26. Rogerio disse:

    Bom dia. Tenho um Fusion 2013, carro baixo, acha que dá pra descer essa serra de Guaratinguetá a Paraty? Vi todo o video, parabéns pela iniciativa. Abraços.

  27. Helder Ribeiro disse:

    Pessoal, gostaria de passar na estrada no período noturno, vi em alguns sites que a serra fecha no período noturno, essa informação procede?

  28. Leonardo Ladeira disse:

    Foi muito útil este vídeo. Esperamos passar bons momentos aí com vcs.

  29. Genival disse:

    Bela matéria, muito boa para mantermos atualizado, parabens.

    Grato

    Genival

  30. Ronaldo disse:

    Bom dia
    Parabéns pela qualidade da informação. Fiquei mais tranquilo, pois desejo chegar a Paraty por este caminho e estarei levando minha família. Sou de Formiga MG e sou admirador da região.
    Obrigado e parabéns pela trabalho.

    Ronaldo

  31. soares da silva disse:

    é o trecho de estrada mais demorado pra ser concluído e o metro de bloquete mais caro do mundo, mais de dez milhões por quilometro, o contribuinte paga tudo isso e além disso é perigosa com movimento intenso e se não bastasse, tem restrição de horário e pedágio, vida de gado povo marcado povo feliz, essa é uma das estradas mais antigas do país. mais uma vergonha Nacional,com valor pago pela recuperação desse trecho, faria estrada de primeiro mundo, essa desculpa de ser estrada parque é coisa pra boi dormir…a fauna e flora existente e a mesma da serra de Caraguatatuba, de Ubatuba e descida da Dutra para angra dos reis. essa piada vai acabar e essa estrada vai ser uma exelente estrada e vai funcionar 24 horas por dia. o brasil vai mudar acredite.

Deixe um comentário




*